Você tem costume de fazer cruzadinhas?

     Desde o começo do ano, nós, do Year 3, estamos trabalhando com o livro “Cruzadinhas – Desafios Ortográficos” da editora Balão Vermelho. As cruzadinhas são organizadas alfabeticamente e, a cada semana, trabalhamos em um de nossos centros uma letra. Já estamos na letra T!

     Neste centro, apesar de cada um ter seu próprio livro, trabalhamos em grupo. Um ajudando ao outro, devemos ir atrás de estratégias para acharmos as respostas: perguntando aos colegas, pesquisando no dicionário ou usando a internet como ferramenta (mas esse só em último caso).

7e7b3203-93b8-405f-85ae-c291bda89b36

     O hábito de completar cruzadinhas é muito benéfico para nós. Nós não apenas ampliamos nosso repertório de conhecimentos, mas também exercitamos nosso cérebro de forma eficaz, como se estivéssemos fazendo uma ginástica, resultando em melhor raciocínio e maior agilidade nas soluções de problemas. Além disso, a prática da palavra-cruzada proporciona maior habilidade de concentração.

     Você sabia que, por isso, a prática é recomendada para idosos? Auxilia no tratamento e na prevenção de doenças como o Alzheimer, por exemplo. Palavra-cruzada é muito importante para a neurociência.

     Como qualquer outra prática, precisamos de consistência para que se torne um hábito. Por isso, se somos incentivados desde a nossa infância, teremos benefícios para o resto da nossa vida! E aí vai uma dica, para nos aproximar disso: existe um app para celular que chama Cody Cross! Aproveitem!!

     Teacher Flávia.

Deixe uma resposta