Como eles se desenvolvem

     Toda criança tem seu tempo e forma de desenvolvimento, seja motor ou intelectual. Crianças da mesma idade, que frequentam a mesma escola, turma e com as mesmas atividades, desenvolvem-as de maneiras diferentes.

     De acordo com Lev Vygotsky (psicólogo russo), o desenvolvimento mental, a capacidade de conhecer o mundo e nele atuar é uma construção social, que depende das relações que o homem estabelece com o meio, a criança transforma as informações conforme as estratégias e conhecimentos são adquiridos coletivamente. Ou seja, a interação da criança com o meio e as pessoas (crianças ou adultos) que a cercam é fundamental para o desenvolvimento físico e mental.

     O estabelecimento de vínculos é possibilitado ou dificultado pelo afeto. Se a criança é colocada em um ambiente que não desperte medo, mas a incentive a explorá-lo, ampliam o sucesso no processo de aprendizagem. as interações das crianças entre si favorecem a manifestação de saberes e a construção de conhecimentos de forma partilhada, essas interações são ricas em conteúdos e variam em diferentes contextos.

     Desde muito cedo as crianças se envolvem em interações, sendo o afeto o regulador desse processo de desenvolvimento. O sucesso da criança nesse processo é ampliado pelo ambiente. Com a imaturidade motora, a dependência de outras pessoas acontece por um longo período, nessa relação a criança vai desenvolvendo formas mais complexas de agir em relação a objetos, e estabelecer relações sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s