Língua Portuguesa no IK

As descobertas no processo de alfabetização são encantadoras. É mágico ver a construção do processo de leitura e escrita das crianças, vê-las arriscando-se na escrita de palavras e evoluindo dia após dia.

img_3175

Para algumas crianças escrever é uma grande brincadeira, para outras é coisa séria e o professor precisa ter um olhar bem cuidadoso para cada uma delas, fazendo as interferências apropriadas para que cada uma avance em suas hipóteses de forma a se sentirem seguras e donas do seu próprio saber.

O IK tem em seu currículo 1h15 de Português diariamente. Toda a bagagem que os alunos adquirem em inglês ao longo da educação infantil, através de práticas de leitura, de escrita, de consciência fonêmica, de desenvolvimento de coordenação motora fina  e postura de estudante, são ferramentas essenciais para o processo de alfabetização em ambas as línguas.

No IK começamos o ano a todo vapor e as crianças estão aprendendo muito com os 5 eixos propostos pelo Programa de Português da Maple Bear. São eles: Para recitar; Que nome você tem?; A letra e os bichos; Projeto Literário e Jogos.

Através destes eixos oferecemos aos alunos oportunidades riquíssimas de reflexão e prática sobre como lemos e escrevemos.

Nossos pequenos leitores e escritores, e eu professora das turmas do IK, estamos entusiasmados com as atividades de cada um dos eixos. Recitando parlendas, fazendo rodas de nomes, descobrindo curiosidades sobre os animais, nos deliciando com as aventuras do Elmer, o elefante xadrez e aumentando nosso repertório de jogos.

Em breve as crianças começarão a levar lição de ambos currículos para casa. Pais do IK e do Y1 estão super convidados para um encontro hoje, dia 14/02 – 19h aqui na escola. Trocaremos ideias sobre como vocês podem agregar ainda mais valor, a este processo tão importante nesta fase da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1.

See you soon!

Cibele

 

 

Deixe uma resposta