
Nas últimas semanas o Full Time explorou todos os cinco sentidos, um por um, a cada semana estudamos um dos sentidos, aprendendo sobre cada um deles, suas funções e sua importância. O último que estudamos foi o sentido do olfato.
Fizemos diversas atividades sobre isso, sentimos diferentes cheiros dos alimentos para identificá-los, andamos pela escola sentindo os cheiros de cada um dos lugares, vimos a relação do olfato com o paladar e entendemos que sem o olfato nós não sentiríamos o gosto das comidas, e por último, entendemos a relação maternal que o olfato nos proporciona.
As teachers pediram para que mães e os pais mandassem algodões embebidos com cheiros que as crianças pudessem lembrá-los. Assim, no dia da brincadeira, a teacher foi passando os algodões um por um para que todas crianças sentissem todos os cheiros, e caso ela reconhecesse, deveria guardá-lo para si e não passar para o próximo. E assim aconteceu. No começo foi um pouco difícil, mas com o passar da atividade, rapidamente foi possível ver os rostinhos impressionados e incrédulos com o que estava acontecendo, sim, eles estavam sentindo o cheirinho da mamãe e do papai e mal podiam acreditar!
A atividade se encerrou quando todos encontraram seus devidos algodões e se confortaram com o cheiro que sentiram. Assim, conversamos sobre como o sentido do olfato também nos protege, conhecemos nossos pais pelo cheiro e eles também nos reconhecem da mesma forma.
Para finalizar, as teachers construíram um coração de feltro e colocaram os algodões com as fragrâncias dentro destinadas a cada uma das crianças para que eles pudessem ter o coração para cheirar sempre que quisessem.
Já acabamos os cinco sentidos e estamos estudando as emoções e as zonas de regulação, e o Full Time continua se aventurando pelo mundo dos sentidos.