A Pirâmide de Ensino – como educadores podem praticar desde o inicio da vivência escolar?

O que chamamos de Pirâmide de Ensino é um modelo para auxiliar o desenvolvimento da capacidade de socialização das crianças e prevenir futuros comportamentos mais desafiadores.

A pirâmide é composta basicamente de quatro níveis, a saber:
(1) relações positivas com as crianças;
(2) práticas preventivas em sala de aula;
(3) estratégias de ensino social e emocional;
(4) intervenções intensivas individuais, sendo esta ordem da base ao topo da pirâmide.     

O foco desse modelo é oferecer um maior repertório de habilidades socioemocionais que ajudem as crianças lidar com a diversidade de situações que se deparam dentro e fora da escola.

Nós o praticamos desde o início da vivência escolar com nossos queridos Toddlers a partir da seguinte estratégia: Dedicar tempo e atenção para conhecer cada criança e assim construir relações positivas, nas quais elas percebam que os adultos ao redor são atenciosos e estão à disposição para suas demandas. Isso faz com que busquem novas maneiras de interagir de forma crescentemente positiva com os professores, pois percebem que aquilo que elas se engajam e animam, recebem de volta de maneira efetiva com variações apropriadas de acordo com a especificidade de cada situação.

Com essa estratégia, as crianças se tornam confiantes com elas mesmas e se sentem seguras com o ambiente que as envolve, isto é, ampliam e concretizam a base fundamental para seu desenvolvimento.
As relações positivas são a chave para o ensino e orientação social, emocional e comportamental, e por isso a importância de se praticar desde a primeira vivência escolar.

Nenhum pensamento

  1. Muito orgulho desse trabalho de excelência! Esses pequenos são mesmo privilegiados!

Deixe uma resposta