Tem sido surpreendente o resultado da proposta adotada pela escola em explorar a cultura indígena nos três grandes eventos do currículo em 2019.
Além de constantemente as crianças estarem envolvidas sobre o assunto nas aulas de P.E., artes e discussões em sala de aula, tivemos duas saídas pedagógicas com as turmas do Infantil e Fundamental para a Toca da Raposa e Aldeia Indígena Rio Silveira respectivamente, com objetivo de trazer experiências concretas e fazer com que o tema seja cada vez mais palpável paras as turmas.
Em uma de nossas reuniões pedagógicas, reunimos toda a equipe das duas unidades Maple Bear, e tivemos a oportunidade em estar com um casal indígena de uma aldeia do Pará, onde eles dividiram seus costumes e estilo de vida, ampliando assim nosso conhecimento sobre o tema.
Com toda esta imersão a criatividade não pára! Coletamos dados e trabalhamos juntos com as crianças a “Nossa Festa Junina Indígena“.
O resultado foi melhor que imaginávamos! As famílias se envolveram curtindo e compartilhando o que sabem, nos inspirando ainda mais com reflexões sobre esta história e despertando para inúmeras questões dos povos indígenas:
Quem são os indígenas? O que aconteceu com eles para serem como são hoje? Onde moram? Como vai ser daqui alguns anos? Há interferências na cultura deles? Quais? No que isto resulta? Eles são respeitados e são protegidos como devem ser? Quantos povos existem? Suas similaridades?
Enfim, perguntas sem fim que nos deixa com fome do assunto e nos faz evoluir cada vez mais. Estar juntos neste caminho de descobertas é o que nos instiga de fato!
Temos um semestre pela frente, “vâmo simbora Família Maple Bear!”