Com o objetivo de nos aproximarmos ainda mais do tema Linguagens Indígenas, que será trabalhado durante o ano, nossa turma visitou, no mês de maio, a Toca da Raposa.
Lá tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura de uma das etnias que vivem no Parque Nacional do Xingu, os Kuikuro. Todo ano, entre os meses de março e maio, eles são recebidos na Toca e compartilham com os visitantes um pouco sobre seu modo de viver.
Saímos da escola bem cedo de ônibus. Ao chegarmos, tomamos um lanche reforçado para armazenar energia para o longo dia. Em seguida, fomos encaminhados ao local de apresentações, um pátio com a reprodução, em menor escala de uma oca, assim como na própria aldeia.
Alí, a maior parte da magia da nossa visita aconteceu. Os próprios indígenas nos mostraram suas danças: a dança do peixe em agradecimento à pesca; a dança do macaco em agradecimento ao alimento para mulheres grávidas, que de acordo com suas crenças não podem comer peixe neste período e também nos explicaram sobre o Kuarup, momento em que celebram os entes e pessoas queridas que já faleceram.
Ao final do Karup, ocorre o torneio de huka huka, luta tradicional. Ao final de cada apresentação, éramos convidados a participar da vivência. Foi uma experiência única.

Durante o resto do dia, ainda tivemos a oportunidade de conhecer e entrar em contato com os trajes, acessórios, pinturas e grafismos com explicações bastante interessantes.
Este contato foi rico e ficará guardado na memória 🙂