No faz de conta, Toddler vai as compras!

Estamos quase chegando no fim do primeiro semestre e os Toddlers, agora super bem adaptados, estão cada vez mais madurinhos e prontos para viver novas experiências a cada unidade estudada. Nas últimas semanas, na unidade “Foods”, as crianças não só experimentaram variados tipos de frutas e comidas, como puderam usar e abusar do “faz-de-conta” (jogo simbólico) e de atividades que estimulam a imaginação  e o desenvolvimento motor fino, cognitivo, linguístico, emocional e social.

A primeira atividade foi proposta a partir da leitura do livro “The Very Hungry Caterpillar” (de Eric Carle), sobre a história de uma lagarta muito gulosa, que come de tudo, até as páginas do livro!

Após a leitura, as crianças puderam montar suas próprias “caterpillars” com uvas, tomate cereja e laranja. A atividade é feita com uma criança de cada vez, assim podem ser dados maior suporte e atenção para que sejam desenvolvidos os objetivos do processo.

Também teve atividade sobre formas geométricas com diferentes formatos de bolachas. As crianças nomearam e combinaram formas como “triangle, circle, square”.

Outro livro lido para atividade foi “Pizza at Sally’s” (de Monica Wellington). Depois de aprender como fazer pizza, cada criança teve a oportunidade de fazer a sua própria. Também fizemos suco de laranja juntos e pra fechar a unidade, as crianças brincaram de “quitandinha” fingindo comprar frutas. Mas as frutas eram de verdade!

Ah, e claro que também teve atividade de pintura, que não poderia faltar!

Como já mencionado, diversas habilidades foram encorajadas por meio da diversão. Muito jogo simbólico e estímulos ao desenvolvimento da linguagem, do paladar, da coordenação motora fina, da concentração e da capacidade de esperar por sua vez e respeitar a vez do amigo, tão importante não só na escola, como na vida.

See you!

Deixe uma resposta