Say spell, say go!

No Year 2, começamos nossas atividades de “spelling” nas aulas de inglês. O spelling (soletração) é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da linguagem escrita durante o período de alfabetização, principalmente na segunda língua, quando a escrita ainda é realizada foneticamente – ou seja, misturando o uso oral com a redação, utilizando a lógica da produção dos sons (por vezes em português) para a reprodução das palavras.

O “spelling”, dessa forma, é uma ferramenta de auxílio para o avanço ortográfico dos alunos; selecionamos três palavras que são frequentemente escritas de forma imprecisa por cada criança (a atividade é, então, individualizada, focando nas dificuldades e particularidades de cada um) e elas levam a folha de atividades em forma de lição de casa.

Acreditamos que o aprendizado ocorre efetivamente quando engajamos o aluno no processo; portanto, para tornar uma atividade tão importante – e tão séria nos moldes tradicionais – mais lúdica e divertida, desenvolvemos com eles o “say spell say go”: as crianças soletram as palavras selecionadas para os colegas e, ao final, escolhem uma delas para soletrar junto com algum movimento criado e ensaiado em casa.
Vale bater palmas, cruzar os braços, pular; a imaginação dita as possibilidades da brincadeira.

Assim, tomam propriedade, por meio da brincadeira, da característica humana mais essencial: a linguagem.

“A compreensão do mundo está estreitamente ligada à compreensão do processo linguístico”
Paulo Freire

Deixe uma resposta