Visita a uma Aldeia Indígena

Neste ano de 2019 nossa escola trabalhará com o tema internacional proposto pela Unesco – “Linguagens Indígenas”.
Esse assunto será gerador de discussões, explorações e descobertas durante o ano e inspirador para nossos eventos internos.

Pensando em promover a expansão cultural das nossas crianças e incentivar a aproximação dessa cultura tão rica, importante e necessária para a ampliação da visão de mundo, nossos alunos do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de visitar uma Aldeia Indígena – Rio Silveiras que fica em Bertioga, litoral de São Paulo.

A reserva indígena é composta por 120 famílias da etnia – Tupi Guarani. Lá pudemos vivenciar Línguas, história, tradições, memórias. Soubemos que vivem cerca de 900 pessoas nessa comunidade, eles se dividem em cinco núcleos sob o cuidado do mesmo Cacique e, cada um dos núcleos tem um Pajé.

Na Aldeia pudemos visitar a Escola Estadual Indígena Txeru Ba` e` Kua-I e conversar com um professor e alunos dentro de sua sala de aula.

Em outra parte dessa comunidade visitamos a Casa de Reza, local de extrema importância e respeito, onde ouvimos um pouco mais sobre a cultura e costumes desse núcleo. Alguns indígenas compartilharam sua arte em pintura corporal, desenhando grafismos nos alunos. Também apreciamos e treinamos o arco e flecha e participamos de jogos e brincadeiras.

Após um almoço caprichado e merecido, visitamos o Forte São João, localizado em Bertioga.  Ouvir sobre a história do local podendo VER parte da história que está ali construída, a nossa imaginação trabalha melhor e ao céu aberto fica ainda mais prazeroso.

Um dia pra ficar na memória dos nossos pequenos exploradores (e dos grandes também).



A equipe que nos guiou nesse passeio:

http://www.mantraadventure.com.br/web/destinos/nacional/imersao-na-aldeia-indigena-rio-silveira/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s