O processo de alfabetização

É aqui, no IK, que os alunos desabrocham para o processo de alfabetização.

Esse processo já começou lá em casa, nas vivências como leituras de histórias, apreciação de outras pessoas escrevendo, digitando; no supermercado, no computador ou na TV, ao identificar a marca de um produto… Enfim, situações as quais consideramos ‘processo de letramento’.

Identificar e diferenciar letras de números; saber que letras servem para escrever e, que escrever serve para se comunicar, são algumas etapas que, aqui no IK, são enfatizadas e utilizadas como gatilhos disparadores para o professor entender o processo de alfabetização vivido por cada criança.

Como a capacidade de compreensão não vem automaticamente, nem está plenamente desenvolvida, propusemos situações e desafios possíveis para exercitar e ampliar essa capacidade. E nada mais pessoal e norteador do que trabalhar a análise e escrita do nome próprio nome.

O mesmo se dá para o processo de aquisição da leitura. Como gatilho disparador, apresentamos leituras interessantes que produzissem identificação com situações vividas. Sendo assim, as leituras de histórias e cantigas conhecidas, foram e continuarão a ser aplicadas com encantamento: livros ilustrados com temas selecionados e brincadeiras conhecidas.

Sendo assim a criança vai buscar aprender e compreender mais e mais visando formar o hábito como aquisição de conhecimentos constantes para a vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s