“Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém” Mário Sergio Cortella

A interação, relação e socialização com os outros é algo que acontece ao longo de todo o nosso percurso de vida, e é muito importante se ater às competências sociais junto às acadêmicas. Precisamos garantir relacionamento interpessoal positivo, empatia, análise social e comunicação.

 É importante que a criança consiga fazer e receber críticas construtivas, tenha consciência dos atos, organização, gestão de conflitos, negociação de soluções, saiba liderar mudanças, tenha espírito de equipe e colaboração, liderança inspiradora e reconheça suas próprias habilidades e as dos outros.

Contudo, precisamos refletir com as crianças o motivo de existirem as regras para um bom convívio social. Pensar na moralidade e na conversa. Devemos intervir de forma que promova a discussão para que as crianças possam chegar a uma conclusão. (Intervenções apropriadas para cada faixa etária).

A intervenção precisa ser adequada e construtiva. E principalmente que nós adultos sejamos modelos, com postura exemplar, coerência no agir e falar.

É importante pensar nos princípios ensinados por Jane Nelsen, (autora da coleção de livros sobre disciplina positiva). Precisamos, muitas vezes, ensinar as crianças o que fazer, ao invés de dizer o que não fazer. Ser modelo e fazer junto, ensinar.

Demostrar confiança nas ações das crianças e em suas possibilidades, ajudar para que elas desenvolvam coragem e confiança em si próprios. Encorajar também se faz necessário bem como o reconhecimento.

“Uma criança precisa de encorajamento tal como uma planta precisa de água” Rudolf Dreikurs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s