Línguas Indígenas

Em 2018 a Maple Bear Jaguaré passou por um processo muito rico de pesquisa e reflexões sobre a cultura japonesa, toda essa vivência culminou na nossa exposição de artes, envolvendo assim, toda a comunidade escolar. Pensando sempre em nos superar e trazer experiências ainda mais significativas para todos, pensamos em repetir esse processo ampliando o tempo de trabalho, a profundidade e o significado dos aprendizados.

Confira como foi a exposição de Artes sobre o Japão clicando aqui:
Art Exhibition – Japan

Assim, adotamos o tema proposto pela Unesco  para a educação: “Línguas Indígenas” e vamos trabalhar com ele o ano inteiro, ele será o eixo norteador dos nossos três grandes eventos (Festa da Familia, Festa Junina, Exposição de Artes).

Os processos criativos e de exploração do conteúdo já começaram em alguns grupos que vão abrindo os olhos para ver como esse tema está mais presente no nosso dia a dia do que imaginávamos.

O Year Four, tem falado da era das navegações e das primeiras interações dos Europeus com os povos nativos de outros continentes. O Full Time já explora e discute a cultura e os artefatos dos indígenas brasileiros e aos poucos vai surgindo  curiosidade e interesse sobre o tema trazido pela Unesco.

Ao conhecer melhor essas culturas e linguagens nossas crianças podem desenvolver empatia, respeito e apreciação pela diversidade; ferramentas para resolução de problemas; possibilidades de expressão de seus conhecimentos, pensamentos e emoções. Tudo isso  participando de um processo de pesquisa, criatividade e construção coletiva que pode ser exemplo para os mais diversos projetos e realizações no futuro.

Convidamos toda a comunidade a embarcar conosco nessa aventura de descoberta sobre a vida dos nativos das mais diversas terras!

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) lançou um site exclusivo para o IYIL2019 – International Year of Indigenous Languages 2019, que contribuirá para a conscientização da necessidade urgente de se preservar as línguas indígenas no mundo e para encontrar informações sobre o projeto.

Clique para se inscrever no site e obter informações dessa iniciativa mundial:
https://en.iyil2019.org/


Deixe uma resposta