Baby Class: A dança do imaginário

           Cada pedacinho de encontro torna visível a imensidão de um mar que nos envolve de dança corpo-palavra. Mágica que aos poucos faz o corpo compreender como dançar junto.

           Nossa aula de ballet encantado tem sido assim, com o gesto convocando a dança do imaginário. Começamos acolhendo o corpo-criança que vem contar o que ganhou da sereia, a coroa-tiara que ganhou da baleia que nós salvamos com a dança, ou do colar brilhante que a água viva deu de presente.

           Nos preparamos para adentrar o espaço de dança e cantamos com o movimento que mostra o caminho. Com a bolinha despertamos e reconhecemos as partes do corpo, aquilo muito miúdo que com círculos ou tapinhas vamos acordando.

           Preparamos nossa cauda de sereia, e a partir dela, cantamos para os pés, braços e gestos do ballet, que aos poucos movimentam o todo em correspondência. Brincamos de estátua, por onde o corpo vai aprendendo o tempo expandido de ver,  reconhecendo o movimento e encontrando, pela experiência, a forma da própria expressão.

imaginário

           Da bolsa mágica surge a água marinha e os elementos que sustentam a investigação da nossa dança. Brincamos com o ritmo da valsa, ganhamos liberdade para expandir pelo espaço, dando vasão ao o que sabemos e ao o que ainda não sabemos sobre o movimento que pede passagem.

           Quando chega a hora de abrir o mar, de girar junto, os seres encantados se apresentam novamente e nós, depois de muito tempo buscando o encontro com o giro, giramos. É bonito como tudo o que é simples e imenso, pois respira inteiro e constante como o mar.

           Li Scobár.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s