A literatura.

           Machado de Assis é considerado um dos maiores autores brasileiros. A partir de suas obras podemos analisar o que mudou e o que se manteve dos costumes, da linguagem e dos valores de um Brasil antigo.

           No Year 3, temos uma unidade inteira dedicada ao autor. Lemos livros como “Cinco Histórias do Bruxo do Cosme Velho” e “Um Apólogo”, por exemplo. Aprendemos também sobre sua história: seus pais, sua infância e todo seu percurso enquanto escritor. Vendo isso, conseguimos imaginar como era a sociedade carioca no final do Século XIX, período de grande importância em nossa história. Além disso, eles aprenderam sobre como eram as escolas antigamente, e fizeram um trabalho traçando um paralelo entre a educação tradicional e moderna. 

           Machado de Assis, muito jovem, gostava de ir ao centro do Rio de Janeiro. Lá era um lugar movimentado, com muitas pessoas, não somente a elite. Foi lá que a Princesa Isabel assinou a lei que abolia a escravidão. E ele estava lá! Gostava também de frequentar o Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro, onde aprofundou seus conhecimentos em literatura.

           Por fim, apesar de curta, tal unidade temática foi de grande significado! Tivemos contato, pela primeira vez, com um autor que estará presente em toda a nossa vida escolar e que é um importante nome, ensinando-nos a valorizar o que temos de nosso na literatura brasileira.  

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s