“Saiba como lidar com crianças briguentas.”

            Hoje trataremos de um assunto bem delicado, porém muito importante para mudarmos esse rumo, como Pais e Professores.

            Recentemente achei esse texto e o título me chamou bastante atenção, pois me despertou o desejo de aprender mais sobre tema.

            O texto mostra algumas dicas e desperta pontos importantes a serem observados.

“Saiba como lidar com crianças briguentas.”

            Outro bilhete da professora… seu filho voltou a brigar na escola? Empurrar, beliscar, dar tapas e morder? Podem ser EVENTUALMENTE comportamentos naturais da idade. Mas não deve passar em branco. Dá para evitar que a criança seja briguenta?

bruno1

1 – Descubra como aconteceu

            A família e a escola devem avaliar o contexto em que esse comportamento ocorreu, levando em consideração o motivo, a forma e a frequência da agressão. As crianças podem utilizar da agressão como estratégia de comportamento por muitos motivos: limitadas habilidades sociais, dificuldades em regular emoções, baixa capacidade de resolver conflitos, entre outros.

bruno2

2 – Quais são as causas?

            A agressividade pode aparecer em aspectos do momento (o colega furou a fila na frente ou os amigos fizeram troca). Mas existem aspectos da biologia e da história de vida – a criança pode ter uma tendência biológica a ser mais impulsiva, ou então ninguém nunca ter ensinado a resolver conflitos através da conversa – que também podem ter um papel no comportamento.

bruno3

3 – Pais agressivos têm filhos agressivos?

            A genética é um dos fatores envolvidos na agressividade infantil, mas não é determinante. E surpresa: a forma como a família se comporta também ensina muito para a criança, mas, de novo, não é determinante. O comportamento da criança sofre efeito da cultura onde ela vive e das experiências pelas quais ela passa. Algumas dessas experiências podem exercer um papel “protetivo” com relação à agressividade, mesmo que ela tenha uma predisposição genética e esteja em um ambiente familiar considerado agressivo.

bruno4

            Teacher Bruno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s