Year 1 e o Folclore.

     No mês de agosto é celebrado o dia do Folclore Nacional e o Year 1 não deixou essa data passar batido.

     As crianças puderam conhecer os personagens da nossa literatura folclórica e se aprofundar no que é tocante ao folclore: festas, danças, comidas, celebrações e estórias de tradição oral que foram passadas de pais para filhos até chegarem nos nossos tempos com uma nova roupagem.

     Com o intuito de concretizar o conhecimento sobre o folclore e seus personagens, o Year 1 foi visitar a Toca da Raposa, que fica em Juquitiba, região metropolitana de São Paulo.

     As crianças conheceram o espaço pela manhã, tomaram um café reforçado e depois foram conhecer o que o Toca da Raposa tinha para oferecer.   Logo de cara se depararam com a Emília, que para nossa alegria nos acompanhou em todos os momentos.  O espaço era enorme e muito bonito.

     Lá conhecemos a sereia Iara, que nos espreitava pelo caminho cantando uma canção muito bela.  Visitamos a casa da Emília, brincamos com seus brinquedos e depois fomos conhecer a Tia Anastácia que nos esperava com seus deliciosos bolinhos de chuva.  O Curupira veio nos contar sua estória e sobre o porquê devemos preservar a natureza – e ele também aproveitou para comer uns bolinhos.

     Pegamos o Tio Barnabé cochilando na cadeira de balanço de sua casa, o acordamos e pedimos para ele nos contar um pouco sobre o Saci.  Tio Barnabé nos mostrou como pegar o danado do Saci e nos alertou para tomarmos cuidado, pois ele adora arrumar travessuras.

     As crianças se divertiam enquanto aprendiam sobre o Folclore, fizeram diversas atividades e depois foram almoçar.  Logo após o almoço fomos visitar alguns animais que moram na Toca da Raposa: Tucanos, Macacos, Tamanduá, etc.  Em seguida assistimos à uma apresentação do Boi-bumbá e então fomos conhecer um outro ambiente quando de repente…o saci tinha aparecido!  As crianças conversaram com o Saci e ficaram zangadas com o tanto de travessuras que ele diz fazer.

     Foi um passeio e tanto! As crianças – e os professores – amaram o local e os personagens folclóricos que encontraram na Toca da Raposa.     Foi tudo muito mágico, divertido e lúdico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s