Projeto de Artes: Primeiro relato.

5146eb2bb3ff084f9a1b6fc1474a742d

     Relato sobre nosso primeiro encontro, escrito pela assessora de Artes, Fernanda Assumpção:

     “Hoje conheci a equipe 2018. Da melhor maneira: pelo fazer artístico. Propus uma aproximação com o tema norteador por uma oficina onde grupos se formaram para conversar sobre o Japão e logo em seguida, com os materiais usuais do espaço pedagógico, construir algo que representasse os assuntos levantados. Foram cinco grupos. Foram cinco viagens ao Japão.A seguir relato minha memória sobre cada apresentação:

  1. Felizes em mostrar as ideias, as professoras deste grupo construíram um pequeno robô simbolizando a tecnologia de ponta do país, e ao mesmo tempo as bonecas japonesas, Kokeshis, contrapondo com a tradição. É o passado e o futuro dividindo o mesmo espaço.
  2. Fiquei surpresa ao descobrir que uma professora deste grupo de fato sabe dobrar tsurus, um origami tradicional japonês repleto de significado. A intenção era forrar uma bola com este pássaro, remetendo à bandeira do sol nascente. Simbolismo e histórias.
  3. Uma performance! Aqui, no ambiente escolar. Que maravilha! Um perfil humano em papel kraft foi amassado pelos integrantes do grupo, desamassado e nas dobras formadas, um fio de glitter dourado, remetendo ao kintsugi, uma técnica de reparar cerâmicas pela aceitação e valorização da imperfeição.
  4. O próximo grupo, montou com palitos, papel de seda e isopor uma ikebana, arranjo floral japonês de harmonia, equilíbrio, simplicidade e beleza. Tais características tão representativas da cultura japonesa. Tranquilos e focados.
  5. Uma caixa fechada por um papel celofan vermelho, um orifício para ver dentro objetos pequenos e detalhados, foi a maneira que este grupo retratou a forma diferenciada da visão japonesa pelas coisas e cotidiano. Trabalhos manuais minuciosos e pura concentração.

     Senti um belo despertar ao tema proposto e me entusiasmei com o que está por vir. Não sei onde chegaremos pois é o percurso que me motiva. Estamos levando duas bagagens: uma cheia, pesada, lotada com nossas experiências e conhecimentos muito bem demostrados nesta atividade inicial; e outra vazia, pronta para receber tudo de novo! E você? Vamos embarcar nessa viagem?”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s