Ganhar e Perder – sempre temos algo para aprender!

                 Hi Everyone!

           Hoje vamos tratar de um tema muito importante para nós Educadores/Pais e principalmente para as crianças.

           Na vida, todos nós passamos por momentos e desafios em que ganhamos e perdemos.  É da nossa natureza ao perder chatear-se. Para as crianças é mais difícil ainda, pois elas estão desenvolvendo sua maturidade emocional, ou seja, controlar seus sentimentos. As crianças são egocêntricas pela sua própria condição, eles sempre querem estar no centro de tudo e chamar a atenção de alguma forma.

           Um grande desafio ao perder é como o assunto será abordado e tratado com as crianças. As situações de perda devem ser transformadas em oportunidades para ensinar algo e tratar sobre quais situações foram desafiantes e sobre como superar seus adversários. Todos sabem que é quase impossível para as pessoas especialmente para as crianças sair de uma derrota com um grande sorriso no rosto, porém é importante ensina-lás uma certa tolerância as frustração para que o mundo despenque em suas cabeças quando não conseguirem o que desejam.

Exibindo 20140709123319943632u.jpg

           Algumas características que podem ser observadas quando a criança está mostrando resistência para participar de determinados jogos, são: não querem participar quando suspeitam que vão perder, tentam achar um culpado para a derrota, um amigo, professor, a regra, sai no meio do jogo por algum motivo, seja algo físico ou do próprio jogo em si, acha desculpas no time adversário como: é injusto, esse time tem mais meninos, eles são mais fortes,  ele é muito bom.

           Ganhar por outro lado é sempre gratificante e todo mundo gosta, muitas vezes é um sentimento inexplicável, a alegria toma conta e se espalha por todos aqueles que estão ao redor e torcem por você. Ganhar é momento de celebrar!! Porém é muito importante saber estimular uma competitividade saudável, que gere nas crianças a vontade de superar os obstáculos e seus adversários de forma que, não se transforme numa “necessidade” de ganhar a qualquer custo passando por cima de tudo e de todos.

Exibindo ganaG.jpg

           Respeitar as regras sempre será uma parte desafiadora, pois “quebrar” as regras para as crianças muitas vezes faz sentido, por que as deixa mais perto da vitória. Por Exemplo: Em uma corrida simples de ida e volta, se eu for até o meio do caminho eu vou enganar meu amigo e ganhar dele. Não se assuntem isso acontece!

           Para Marisol Nuevo, conseguir esses objetivos é fundamental que as crianças se acostumem a ouvir a palavra “não”, porque o “não” também educa que conheçam o verdadeiro significado da palavra respeito, que evitará a humilhação e o ridículo do perdedor, e que o exemplo dos pais servirão de norma de conduta para o comportamento da criança no futuro. Ganhar algumas vezes e perder em outras é o preço para desfrutar de uma atividade compartilhada.

Exibindo criancas_correndo_get.jpg

           See You!  Teacher Bruno.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s