Potty training – Quando é a hora de dizer ‘bye bye’ às diapers?

           Para a criança, deixar de usar fraldas é uma grande conquista. Isso quer dizer que ela é capaz de controlar o esfíncter e demonstra assim, o sinal de independência. Mas quando a criança está pronta?

           O desfralde é um processo que não ocorre de um dia para o outro. Requer paciência e devemos observar se a criança está pronta para esta fase tão importante.

           A criança tem três fases em relação as suas necessidades fisiológicas. A primeira é quando ela não percebe que fez; a segunda quando percebe e avisa que fez; e a terceira, quando avisa que vai fazer. É nesse terceiro momento que os pais podem começar o processo de desfralde, normalmente aos dois anos, mas pode ocorrer um pouco antes ou mesmo depois, chegando até aos 3 anos. E tudo bem esperar! Cada criança tem seu ritmo, sua história. Esperar a fase ideal é de extrema importância, assim a criança passará por um processo natural e sem estresse ou traumas (tanto para as crianças quanto para os pais).

           “Os pais devem proporcionar que a criança aprenda  essa habilidade. Observando a hora certa, conversando sobre o tema com naturalidade. Não tem que ensinar, assim como não se ensina a engatinhar nem a andar.”, explica o pediatra ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria José Paulo Ferreira.

           Durante o processo de desfralde é normal que haja acidentes, o importante é encorajar a criança e não demostrar desapontamento.  “ Oops, molhou a roupa. Tudo bem, na próxima vez, tenho certeza que você fara no banheiro” “ Parabéns , vejo que você conseguiu usar o vaso.” Celebrar é importante!

            Muitos pais mostram para as crianças que esta fase é muito importante, e pode ser divertida também. Mostrar cuecas e calcinhas de cores ou desenhos que a criança gosta, decorar o penico com adesivos ou o escolher adaptador de vaso sanitário com cores e desenhos vibrantes também pode ser útil para aquelas crianças que demonstram certa resistência quanto ao novo espaço.

           Calma, afeto e estímulo positivo são as palavras chaves para este momento tão esperado pelos pais.

           O importante é que os pais estimulem e ajudem a criança a passar por essa fase. Proporcionar uma situação agradável, para que assim a criança perceba sozinha que ir ao banheiro quando tiver vontade de fazer xixi ou cocô é muito mais agradável do que ficar com a fralda suja.

           Tirar a fralda noturna é um processo mais longo, que deve ser feito depois que a criança tenha passado pelo desfralde do dia. Tudo no seu tempo. Não se preocupe, seu filho(a) passará pelo desfralde, pode ser mais rápido, ou mais demorado. E tudo bem, como já mencionei antes, cada criança tem seu ritmo.

           Sheila Ribeiro.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s