A formação do escritor.

         Diariamente, no year 2, as crianças realizam diversas produções escritas, tanto em inglês quanto em português. Durante a escrita de um texto 3 processos são trabalhados: O rascunho, edição/revisão e publicação.

         A primeira etapa, é o“ draft”, aqui as ideias iniciais são colocadas no papel, a criatividade, a imaginação e as hipóteses são os fatores que mais importam nesse momento. As crianças escrevem de maneira a tentar atender a atividade proposta. O segundo processo é o editing and revising – edição e revisão, nesse momento o escritor precisa se concentram em fazer as correções ortográficas, gramaticais, adicionar ou
retirar palavras e frases e revisar todo o texto de forma que vá de encontro ao objetivo da atividade, que pode se tratar tanto de frases simples quanto de textos mais elaborados. O terceiro passo é chamado de “publishing”, ou seja, o momento em que o texto está pronto para ser publicado, pois já passou pelos processos iniciais e agora está adequado para ser entregue.

f5f68d49-8180-4e8f-bbee-a15dfa8c2188

         Todos esses processos são importantes, pois conduzem o aluno a adquirir a prática de se tornar um escritor independente. Durante a atividade o aluno tem acesso a ferramentas que o apoiam na busca autônoma da construção do próprio texto. Na sala utilizamos uma pasta chamada “writer’s workshop”. Trata-se de uma ferramenta onde a criança tem à sua disposição recursos para apoiá-la na escrita, sendo que, esses recursos podem ser tanto em forma de apoio visual, palavras de alta frequência, modelos de como iniciar uma frase, dicas sobre o que escrever, checklist de revisão e o que mais lhe for útil para aquela atividade.

         O folder ainda o ajuda a focar no próprio trabalho quando estão sentados nos centros de aprendizagem, porém necessitam de maior privacidade em atividades de escrita independente. As crianças têm gostado muito dessa ferramenta que, além de ter se tornado extremamente facilitadora, é muito divertida, pois eles podem decorar sua própria pasta, escolher alguns recursos para colocar dentro dela e claro, adoram se esconder atrás pastinha.

d1ad470a-95f2-43fa-963f-54c1480cd70e

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s