Open House: Toddler.

         Assim como todo ano, o Open House do Toddler é sempre um momento de grande ansiedade, principalmente por parte dos pais. E é por isso que o tema que apresentamos é “Rotina”, para que os pais entendam o que se passa nos dias dos seus filhos, o que eles fazem na escola e como se desenvolvem.

         No Toddler, nossa rotina se baseia em 5 etapas diferents. A primeira é o Welcome Center, que é o momento onde nossos alunos chegam na sala de aula, e são recepcionados com três (ou mais) centros de trabalho. Cada atividade é focada para um tipo de desenvolvimento, seja coordenacão motora-fina, visomotora, grossa, etc.

         O segundo momento do nosso dia é o Circle Time, onde nos reunimos em roda para compartilhar informações uns com os outros, desenvolver o foco e atenção, além de aprender novos conceitos e habilidades. O Circle, é a hora de desenvolver a memória auditiva, experiências sensoriais, socialização, e expandir o vocabulário através de músicas, histórias e exemplos cotidianos.

         O terceiro momento é o Unit Centre, onde fazemos atividades relacionadas com o conteúdo da unidade que estamos estudando, sendo atividades diferentes à cada dia.

         O quarto momento é um dos favoritos, que é o Playground. É o famoso momento de libertação dos nossos pequenos, que aproveitam esse tempo correndo, pulando, construindo formas no tanque de areia e descobrindo novas formas de brincar.

         Após o Playground, vem o Story Time, que é usado também como um momento de relaxamento para acalmar os nossos alunos e trazer de volta a atenção e o foco para as atividades que nos aguardam. Este, é um momento incrível para o enriquecimento do vocabulário, para despertar o prazer em ouvir histórias, para incentivar o cuidado com os livros e a apreciação de gravuras.

         O Free Choice é o sucessor do Story Time, que consiste no trabalho com ‘Trays’. As bandejas são divididas em cinco estantes de diferentes cores – matemática, linguagem, artes, vida prática e unidade trabalhada – exigem concentração de nossos alunos e desenvolve, principalmente, a autonomia de cada um deles.

         O mais importante desse método não é o material ou sua prática, mas sim a possibilidade criada pela utilização do mesmo, de libertar a natureza do indivíduo, para que possa ser observada, compreendida e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança. Nesse processo, o professor tem o papel de acompanhar o aprendizado dos alunos, guiando, aconselhando, modelando e apresentando alternativas, mas nunca ditando e nem impondo o que vai ser aprendido pela criança.

         A última parte da nossa rotina é o Garden, onde nossos pequenos tem um contato maior com a natureza e são livres para explorar antes do ‘Bye Bye’, momento em que fazemos a nossa última roda do dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s