A cor da delicadeza.

img_0357

           A delicadeza tem formas e caminhos diversos. Nas minhas práticas do encontro, ela acontece pela escuta com o corpo, pois não separo os acontecimentos e entendimentos entre mente e corpo, e sim, integro ambos como partes de um todo inteligente que somos.
A surpresa se deu quando pela primeira vez peguei o pincel e partindo de cores diversas encontrei o silêncio da criança. O papel, no caso, era a pele, mas diferente do papel, a pele não está em branco. Ela é composta por memórias, afetos, abraços, quedas, dores, alegrias, belezas, sonhos, descobertas, desejo e muitos infinitos outros.
A pele busca a experiência, ela sente, e nesse dia o encontro se deu através do sentir que coloriu formas de bichos, conchas, estrelas, piratas, dragões, flores, bigodes, barbas diversas, cicatrizes, boca, nariz e losangos de palhaço. Pelo toque sutil do pincel a entrega era urgente para estabelecer nosso acordo com o acontecimento da pintura, no caso, com a beleza e com a brincadeira de transfigurar-se. Esse acordo foi sendo combinado pela prática, pelo gesto sensível do pincel que não comportava movimentos bruscos e presença instável.
A presença com sua respiração tranquila, paciência, suspenção do movimento amplo, e concentração, foi se apresentando com muita tranquilidade para os corpos daquela infância, pois estes eram guiados pelo desejo de colorir-se e receber, e assim, aceitaram o momento com suas exigências e restrições.
A delicadeza do pincel e o carinho do gesto micro e preciso, me despertaram à perceber como o desejo é fundamental para ajustar acordos de qualquer natureza. O desejo quando acolhido, norteia e canaliza o todo do sistema humano que somos, para o encontro.
Este alinhamento entre gesto e desejo, torna o caminhar da criança coeso e receptivo para a experiência do encontro, que se apresenta, nesse caso, com a satisfação de um experimento de beleza que tinge a pele com possíveis e cor.

Li Scobár.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s