O conhecimento que mora comigo – Toddlers e suas famílias.

           Aqui no toddler estudamos a unidade “Me and my family” e como uma das atividades propostas pedimos as família que confeccionassem uma árvore genealógica dos nossos toddlers contendo fotos do aluno, dos irmãos ou irmãs, pais e avós.

           Com as árvores genealógicas prontas, podemos, a cada dia trabalhar o vocabulário relacionado a unidade, a partir das imagens da família de cada um. O trabalho partindo da realidade vivenciada pelo aluno, nesse caso partindo daqueles que eles mais conhecem e amam, favorece muito a aprendizagem do vocabulário novo.

           A repetição proporcionada pela estratégia de conhecer e apresentar uma família por dia favorece também a aprendizagem, além de favorecer a percepção de semelhanças e diferenças entre as famílias, todos os amiguinhos tem papai e mamãe mas alguns tem 2 irmãos, outros tem 1 só por exemplo.

           Outra estratégia utilizada é a musica, com a canção “Family fingers” os toddlers aprendem se divertindo a dizer Dad, mommy, brother, sister and baby. A cada dia, após a apresentação da [arvore genealógica esta é fixada em uma altura onde os alunos conseguem acessar quando tiverem interesse, e não é incomum ver os nossos toddlers mostrando às teachers e aos amigos suas famílias ou até mesmo a mamãe e o papai de um dos colegas.

           A colaboração das famílias ao confeccionar a árvore genealógica foi muito importante, não só pela realização da tarefa em si mas porque este é um meio de fortalecer os vínculos da escola com a família e de possibilitar uma participação ativa dos pais no processo de aprendizagem dos filhos na escola.

Teacher Laís.

Deixe uma resposta