Crianças precisam brincar e nisso todos concordamos! Mas, por que é tão importante assim? É mais importante que aprender? As crianças brincam só porque a vida deles é livre de preocupações e por isso estão sempre se divertindo? NÃÃÃO!
Brincar é importante durante toda a infância por ser a forma mais natural de aprender e se desenvolver. Então, enquanto brincam, as crianças testam hipóteses, criam e testam regras, exercitam sua criatividade, colocam o lado sócioemocional para trabalhar e ainda aprimoram sua capacidade de se movimentar, a tal da coordenação motora, além do uso da linguagem. Pois é, tudo isso é aprendido em qualquer tipo de brincadeira, sendo ela longa ou curtinha, livre ou direcionada. Ainda, durante as brincadeiras os pequenos podem colocar conceitos em prática e aprender mais alguns através da interação e da experimentação.
As brincadeiras livres, onde adultos não influenciam sobre qual é o tema a ser brincado ou como, estimulam a criatividade e a tomada de decisão, pois as crianças prestes a brincar precisam, por si próprias, escolher o que querem brincar. No caso de escolherem a imitação, brincando de casinha, de escolinha ou qualquer outra atuação de situações de vida real, a criança está mostrando sua interpretação das situações encenadas e testando novas possibilidades, aprendendo a lidar com eventos da vida real e suas possíveis reviravoltas (todos nós já vimos uma criança ficar brava com a outra por não ter falado o que ela desejava naquele diálogo!). Em torno dos 5 anos, os jogos com regra tornam-se comuns, e a gama de habilidades exercitadas também aumenta. Além da resolução de problemas e tomada de decisão, os participantes precisam discutir as regras que serão justas para o grupo e entendem a necessidade de seguir regras, ou correm o risco de serem expulsos da brincadeira!
Ufa! E brincar parece tão fácil! Para eles, é mesmo, mas vai se tornando cada vez mais complexo na medida em que vão dominando seus desafios e partindo para outros mais elaborados. Finalmente, eles aprendem a viver em harmonia dentro de um grupo, coisa que os adultos sabem fazer, mas nunca se lembram como aprenderam. Por que será?!