Quero começar, mas não sei por onde…

           Aqui no Y1 e Y2, a curiosidade tem sido um dos sentimentos mais vivenciado pela turma.

           Muitas novidades tem feito parte da rotina, o que tem feito o Y1 e Y2 aproveitarem bastante esta nova etapa.

           O início da leitura e da escrita sempre é muito interessante, pois é no Y1 que eles começam a desvendar o mistério da formação das palavras, na construção das histórias e no Y2 a criarem as suas próprias histórias. E para ajudar neste processo, as duas turmas conheceram algumas ferramentas que nos ajudam a descobrir como lidar com todos os sentimentos, as zonas de regulação.

           Todos descobriram que as zonas de regulação nos ajudam a falar mais sobre nossos sentimentos, e que muitas vezes, por não sabermos quais sentimentos estamos sentindo, agimos de uma maneira que pode aborrecer um colega e, como consequência, não conseguimos aproveitar o dia.

           Vimos que existem 4 zonas.

08beca40-11d7-4a15-bfd3-c2150bfc5ba3

           Zona verde

b63cfc8e-1a02-4275-9997-6fb693f283b9

           Esta zona é a ideal, todos nós desejamos estar na zona verde. Nos sentindo relaxados, tranquilos, prontos para aprender, felizes, mas nem sempre a gente chega na escola desta maneira ou as vezes, nós até chegamos mas no decorrer do dia, coisas acontecem e ao invés de permanecermos na zona verde, passamos para outras zonas.

           Zona amarela

9c0f7ded-01bf-4111-97ee-5b1325df21e5

           Esta é a zona em que quando estamos muito animados, por exemplo, não conseguimos prestar atenção no que está acontecendo naquele momento, porque a atenção está voltada para outra coisa, como por exemplo: “A festa de aniversário da minha vó que vai acontecer depois da aula”, ou “aquele passeio que eu fiz e não posso deixar de falar todos os lugares que eu visitei, mesmo eu tendo tido um espaço para compartilhar, percebo que não falei tudo, então vou falar para o meu amigo neste exato momento, não importa o que meu amigo esteja fazendo ou se ele precisa ficar atento, mas eu quero falar”.

           Zona azul

f3aa8098-3aa3-44f4-9c52-09917b241299

           Esta zona geralmente é quando nos sentimos menos atentos, devido a alguma tarefa que devia ter sido feita e como conseqüência, isso prejudicou a atenção.

           Um exemplo desta zona é quando temos que dormir na hora certa porque sabemos que no outro dia iremos levantar cedo para ir à escola, e precisamos estar dispostos, mas… “Estava jogando o meu jogo favorito no vídeo game e não podia fechar sem antes terminar o jogo”, ou “aquele programa, filme ou desenho que gosto muito estava passando, a mamãe falou que precisava dormir, mas ela deixou ficar mais uns 10 minutinhos assistindo e como consequência disso, acordei com muito sono. Agora eu estou na sala de aula e não consigo prestar atenção porque estou pensando que eu queria é estar na minha cama com meu travesseiro”.

           Zona vermelha

5ecceae9-e293-490e-93e6-04ea161a7d00

           Esta é a zona em que,às vezes, quando acontece algo desagradável na hora do parque, por exemplo, eu percebo que aquilo que meu amigo fez, me deixou muito bravo e não consegui escolher outra atitude a não ser devolver o empurrão que o meu colega me deu.

           Todas as zonas foram apresentadas às crianças e a turma pôde se identificar com diversos sentimentos. E então veio a pergunta: O que devo fazer para ficar na zona verde?

           Foi então que as turmas puderam pensar em estratégias para cada zona. Às vezes lavar o rosto e tomar água são estratégias que podem ajudar a entrar na zona verde.

           Ler um livro; Contar até 10; Falar que não gostei, são outros exemplos que auxiliam, também, à transição da zona amarela, vermelha ou azul para a verde.

           O Y1 e Y2 mostrou bastante compreendimento das zonas de regulação e descobriram que esta será uma das ferramentas que poderão utilizar sempre que precisarem.

           Mais descobertas estão por vir e as turmas estão amando fazer parte desta busca!

           Fiquem ligados!

Professora Greice.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s