Esopo, La Fontaine, fábulas.

            Estamos de malas prontas para viajar nesse mundo fantástico que irá compor a unidade 1 – “Como se fosse gente”. A partir da leitura das fábulas — contos muito antigos em que as personagens são animais que falam, pensam, sentem e convivem como se fossem humanos – os alunos analisarão, interpretarão e produzirão fábulas, finalizando numa apresentação de texto dramático em sala de aula.

            As aulas de Português, no Y3, são recheadas de desafios ainda mais elaborados como, por exemplo, acompanhar narrativas densas, lidas em capítulos e em voz alta, atentando para a entonação indicativa das pontuações dando ainda mais significado aos textos. Assim, poderão desenvolver progressivos níveis de compreensão em leituras autônomas em casa e na leitura semanal com familiares.

            Durante seis semanas, os alunos criarão outras fábulas, produzirão textos segundo padrões linguísticos, analisados em classe, para ampliarem a reflexão linguística, isto é, estabilizar o emprego de parágrafo e travessão para introduzir diálogos na narrativa, por exemplo.

            Após releitura de narrativas do imaginário infantil, estratégias serão utilizadas para auxiliarem suas produções destacando os elementos (enredo, personagens, tempo e espaço) e as fases da narrativa (introdução, conflito, clímax e desfecho).

            E lá vamos nós…

Teacher Cacá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s