Espaço da descoberta.

            Areia, água cobrindo o chão, tornando as estruturas escorregadias, mas possíveis ao risco da descoberta. A criança pode experimentar o risco com segurança, ativar a atenção com o apoio do educador, que nesse momento se torna parceiro do possível.

            O corpo percebe a diferença entre a resistência dos dias ensolarados, quando se sentindo seguro, ganha coragem para lançar-se ao salto, pendurar-se pelas mãos, ver o mundo pelos braços, pés e pernas, sentindo o peso e a força que abre sorriso para a auto sustentação, e os dias escorregadios, quando as pernas, a curiosidade e os limites fazem a presença dançar entre o que é possível e a queda indesejada.

            Na infância, o território de exploração e descoberta do mundo. Através das texturas, da aprendizagem dos limites, do semear a confiança que impulsiona a construção da autonomia, surge o brincar como método intrínseco da criança para conhecer possibilidades.

            A criança é um cientista, ela é capaz de reconhecer necessidades e fazer ajustes. É preciso oferecer espaço para a experimentação, pois somente assim, a confiança pode se desenvolver, ganhar corpo e se tornar parceira impulsionadora do novo.

            Entre o descer e o subir, andar de costas e virar de ponta cabeça, o brincar nos convida ao o que esquecemos desse saber genuíno, que nos pega pela mão e sem preocupações nos desperta para a experiência mais sincera e transparente do agora.

            Para a criança o agora é por onde o encontro ganha passagem, e o agora é a presença.

Li Scobár.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s