Bye-bye Educação infantil – Uma nova etapa para os pequenos.

            O ano escolar se inicia na Maple Bear Jaguaré, e as crianças chegam com um mix de sentimentos para o primeiro dia de aula do Year 1, o primeiro degrau do Ensino Fundamental!

            O ambiente que a escola proporciona desde o inicio da educação infantil é prazeroso, as crianças querem ficar mais na escola, e quando voltam das férias elas voltam com todo gás e fome de aprendizagem e de diversão.

            No Year 1, no entanto, além dos sentimentos citados anteriormente no texto, as crianças experienciam outros sentimentos, como medo, ansiedade, curiosidade, angústia e outros sentimentos que são NORMAIS quando se inicia uma nova etapa na vida.   E com razão.   As crianças, acostumadas a terem um professor e um assistente em sala de aula na Educação Infantil, agora possuem um número maior de professores – e matérias!  E.L.A, Math, Cience, Geografia, História e Português. Além dos professores especialistas de Artes, Música e Educação Física.  Para quem tem 6 anos e está entrando em contato com tudo isso, é um baque e tanto.  

bddcdb45-1888-47e4-b23d-664ed7f07ab6

            O início das aulas se deu de maneira gradual; as crianças timidamente foram conhecendo o ambiente, os professores, revendo os amigos e conhecendo os novos, e, aos poucos se adequando e entrando no ritmo do Ensino Fundamental.

            Houve choro, saudades da mãe, da professora do IK, dos amigos que foram embora. Tudo faz parte. Os professores e a coordenação já esperavam por isso e estiveram ao lado das crianças que apresentaram dificuldades iniciais.  

0b736cce-87dd-40f1-8e39-98b5e5c22e47

            Agora já são “big boys and big girls”, estão grandinhos, já sabem ler e escrever, estão construindo o caminho da autonomia plena!

            O ano está só começando, e no final deste mesmo ano quando retornamos à este mesmo texto as coisas já vão estar bem diferentes.    

Teacher André Carvalho

Deixe uma resposta