O Nursery já vem desenvolvendo um grande trabalho com as nossas “trays” desde o início das aulas. Para quem não está familiarizado, nós fazemos o uso das trays relacionando com diferentes atividades sempre dentro do tema da unidade que está sendo trabalhada, afim de desenvolver o trabalho de coordenação motora fina, visomotora, linguagem, matemática, etc.
As bandejas são divididas em cinco estantes de diferentes cores – matemática, linguagem, artes, vida prática e unidade trabalhada – exigem concentração de nossos alunos e desenvolve, principalmente, a autonomia de cada um deles.
Quando apresentamos uma bandeja nova, as professoras sempre modelam o uso correto dela durante o Circle Time. O mais importante desse método não é o material ou sua prática, mas sim a possibilidade criada pela utilização do mesmo, de libertar a natureza do indivíduo, para que possa ser observada, compreendida e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança. Nesse processo, o professor tem o papel de acompanhar o o aprendizado dos alunos, guiando, aconselhando, modelando e apresentando alternativas, mas nunca ditando e nem impondo o que vai ser aprendido pela criança.