Dicas de como estimular o desenvolvimento durante as férias.

           As aulas estão acabando e as férias estão chegando. Concluímos mais um ano de muito aprendizado e novas conquistas, e nossos pequenos merecem um belo descanso. Porém, temos algumas dicas de como dar continuidade em todo conteúdo e brincadeiras trabalhados em sala de aula, de um modo prazeroso e divertido.

           Há diversas maneiras que podemos fazer um extenso trabalho de oralidade, soma, subtração (entre outras áreas do conhecimento com nossos filhos).

           Toddlers

           Uma das brincadeiras mais amadas por nossos pequenos é a atividade com banco nas aulas de Body & Movement (que pode ser cadeira) Eles amam subir, descer, pular, passar por baixo, rolar, e fazendo isso, estamos desenvolvendo a coordenação motora ampla deles.

           Tem um ótimo canal no YouTube que se chama Super Simple Songs. Lá podemos encontrar diversas músicas trabalham rimas, associação de palavras com objetos, nomes de animais, reconhecimento de letras e muito mais!

           Podemos também fazer algumas bandejas para incentivar o desenvolvimento da coordenação motora fina, como essas das imagens:

(cortar livremente, que vai fazer muita diferença quando eles forem para o Nursery.)

(Atividade de transferência de recipiente pelo funil)

           Outra dica bacana é fazer uma sensorial table. Saiba mais aqui.

           Nursery

           Já no Nursery, enviaremos para casa as name tags dos nomes de cada um dos nossos alunos. Podemos usá-las para reforçar o reconhecimento das letras do nome, podemos ouvir diversas Nursery Rhymes (eles já cantam praticamente todas rs) para fortalecer o reconhecimento auditivo das rimas.

           Seria muito legal também marcar play dates com os colegas de classe para que eles possam fortalecer vínculos, e dividir os momentos de leitura com eles, incentivando a exploração do livros.

           JK

           A turma do JK é absolutamente apaixonada pelas brincadeiras com massinha. Deixem eles terem esse processo de exploração livremente.

           Nosso JK já descobriu todos os sons das letras, despertando o interesse da escrita e leitura. Para estimular e motivar essa descoberta, podemos dar livros infantis, videos de fonemas, riscante pequenos (giz, lápis toquinho para estimular a pegada correta).

           Podemos aprender até na rua, ou no trânsito com brincadeiras de reconhecimento de números nas placas, soma com os números das placas dos carros da frente, e rimas usando os nomes deles.

           IK

           Com os alunos do IK, podemos fortalecer o trabalho com os números, rimas, além de fazer jogos com dominó, por exemplo, onde podemos realizar o reconhecimento de quantidade e numeral.

           Há também um jogo muito legal que podemos fazer usando cartas. Pegue um baralho e dívida-o em dois montes e deixe-os virados para baixo. Vamos supor que fique um monte com você, pai ou mãe, e outro com o seu filho(a). O objetivo é que as duas pessoas virem as cartas ao mesmo tempo, e que o seu filho possa dizer qual número é maior e qual é o menor.

Algo que eles adoram fazer também, é ajudar com a lista de mercado, e podemos aproveitar a ida no mercado para trabalhar soma e subtração, como por exemplo: “Temos 5 pessoas em casa, e estamos comprando apenas duas maçãs. Quantas maçãs faltam para que todas as pessoas que moram em casa possam comer uma?”

           Para incentivarmos o amor à leitura, é muito legal que os pais leiam para os filhos, e que os papéis sejam invertidos. Peça para que seus filhos contém para você uma história de um livro de preferência.

           Além dessas, há diversas outras maneiras no nosso dia-a-dia que podemos aprender e nos divertir ao mesmo tempo.

           Boas férias à todos. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s