Cada criança aprende de um jeito. Existem aquelas que aprendem muito mais visualmente, as que aprendem pela audição, e as que aprendem pelo tato. Isso é muito variável de cada criança, e faz parte do processo de exploração dos nossos sentidos.
Dentro da pedagogia Montessori, existem o que chamamos de “Sensorial Table”. Os educadores que aplicam os princípios dessa base de pedagogia, sabem que o desenvolvimento sensorial é de extrema importância para a criança. Os pequenos aprendem por meio de seus sentidos, e é ai que entram os trabalhos com as mesas sensoriais. Dentro da mesa são colocados elementos que tem como objetivo desenvolver e refinar o senso tátil, olfativo e visual.
Neste momento de brincadeira, a criança é envolvida por diversos elementos e conceitos que lhe darão noções básicas de formas, cores, texturas, tamanhos, e também desenvolver a coordenação motora fina, conhecimentos matemáticos, ciências e promover conexões cerebrais.
Podemos fazer uma mesa sensorial com diversas substâncias, como: água, areia, amido de milho, macarrão, grãos, tecidos, objetos geométricos, entre muitos outros materiais. Geralmente, o conteúdo dentro da mesa tem haver com o tema que está sendo trabalhado na unidade, afim de expandir as habilidades dos nossos pequenos e ampliar conhecimento. As Sensorial Tables são um ótimo método para as crianças aprenderem a explorarem o mundo em volta deles individualmente, resolver problemas, desenvolver a criatividade e refinar habilidades orais.