Nursery AM na região Norte

No último final de semana comemoramos a nossa festa junina, e esse ano na Maple Bear trabalhamos com as regiões do Brasil e estudamos como as festas se dão em cada uma delas. No Nursery, estudamos sobre a região Norte do nosso país.

Começamos com uma primeira pesquisa explorando o mapa do Brasil e o nome dos estados e capitais da região Norte, vimos fotos das paisagens que ali residem e ouvimos a lenda do Boi Bumbá que é muito famosa naquela região. Para aprofundar essa questão geográfica, cobrimos a região Norte em pequenos mapas com penas que remetem aos indígenas que ali habitam.

Estudamos então através de vídeos a festa de Paritins também característica dessa região onde existe a famosa competição entre o boi garantido e o boi caprichoso, o Nursery AM ficou responsável por confeccionar o boi garantido que tem como cor característica o vermelho. As crianças participaram de todo o processo: Iniciamos pintando duas caixas depois decoraram a parte correspondente ao corpo do boi com barcos e coisas que flutuam aproveitando a nossa unidade de trabalho Floaters and Sinkers. Num segundo momento, começamos a montar o rosto do boi, acrescentamos o chifre, os olhos, as orelhas, a língua e o coração que é marcante no boi garantido. Por fim, confeccionamos a saia do boi e o trabalho ficou impecável.

Para a nossa brincadeira, ficamos responsáveis por confeccionar um boi bumba para o “Rabo do Boi”, as crianças iniciaram pintando todos juntos o boi, depois junto à professora traçamos suas mãos que ficaram em formato de flor para decorar nosso boi e por fim, acrescentamos os detalhes do boi e fizemos uma saia com fitas coloridas, todos colocaram a mão na massa e foi muito divertido!

E não para por ai, ainda falamos sobre os índios, descobrimos um pouco dos seus costumes, e focamos nas brincadeiras e brinquedos que as crianças indígenas brincam, as crianças ouviram a lenda da Mandioca e se apaixonaram pela Mani, a indiazinha da historia que tinha a pele branquinha e o cabelo loiro como espiga de milho. Então propomos as crianças que fizéssemos uma cooking class para finalizar os nossos estudos sobre a região Norte, cada um ficou responsável por trazer um ingrediente para o nosso bolo de Mandioca, que é um prato típico da região Norte. Ele ficou delicioso e todos aprovaram, vou compartilhar com vocês essa receita simples e saborosa:

BOLO DE MANDIOCA

INGREDIENTES

  • 1 kg de mandioca crua e descascada (ralada fina e espremida em um pano de prato)
  • 250 gr de margarina
  • 600 ml de leite de coco
  • 4 ovos inteiros
  • 500 gr de açúcar
  • 200 gr de coco fresco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento

MODO DE PREPARO

  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela com a ajuda de uma colher ou com a mão.
  2. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar por aproximadamente 1 hora a 200ºC.

 

Espero que tenham gostado de ler tudo que aprendemos sobre a região Norte e que tenham aproveitado a nossa festa também! Aproveitem para fazer esse bolo simples e delicioso em casa.

See you
Teacher Carol

Nenhum pensamento

  1. Parabéns aos professores e alunos, por um trabalho tão lindo e de extrema importância para o aprendizado e crescimento dos nossos pequenos.

    Cristina.

Deixe uma resposta