Muito mais que uma segunda língua

Como funciona o bilinguismo na Maple Bear?

Para a Maple Bear, bilinguismo não é apenas ser fluente em um segundo idioma. É pensar, de forma natural, em dois idiomas. Na Maple Bear, as crianças aprendem a segunda língua da mesma forma como aprendem o idioma nativo: pela imersão. Ao nascerem, as crianças não têm conhecimento de nenhum idioma; elas o adquirem por meio de uma combinação de curiosidade acerca do ambiente que as cerca, de um desejo inato de pertencer ao grupo social e de um cérebro com grande capacidade de assimilar informações e experiências. Fundamentada em meio século de aprimoramento do ensino bilíngue no Canadá, a metodologia Maple Bear é desenhada para aproveitar ao máximo essas características, proporcionando o ambiente, as motivações e os incentivos necessários para a aquisição natural da língua Inglesa.

O inglês pode confundir no processo de aprendizado do português?

Não. O receio de que o aprendizado de um idioma poderá interferir na proficiência do outro não corresponde ao que ocorre na prática, conforme a longa experiência da educação canadense com o bilinguismo. Inicialmente, é normal que as crianças componham frases com palavras nos dois idiomas, ou até utilizem estruturas de um idioma no outro. Isso, no entanto, desaparece completamente, à medida que a criança compreende a aplicação do idioma mediante o contexto em que está inserida.

Em quanto tempo meu filho será fluente em inglês?

A percepção de “fluente” pode ser bastante variável. O desenvolvimento de proficiência no inglês também depende do ano de entrada e de características individuais das crianças. De forma geral, os alunos Maple Bear que ingressarem na escola no Toddler, (2 anos de idade) serão capazes de participar e interagir em inglês em poucas semanas e, ao atingirem o Intermediate Kindergarten, (5 anos de idade), utilizarão o idioma de forma natural e confortável em seu cotidiano.

Meu filho ainda não fala. O inglês pode prejudicar e atrasar a fala?

Não. Na primeira infância, o processo de aquisição dos idiomas ocorre de forma gradual: as crianças ouvem e apreendem significados, pelo exemplo e contexto, para, em momento posterior, realizarem a produção oral. Isso ocorrerá ao mesmo tempo em inglês e português, sendo as crianças capazes de atribuir significados iguais para palavras em idiomas diferentes, com a compreensão progressiva de que são apropriadas em contextos diferentes.

Nós, pais, não falamos inglês. Como podemos ajudar nos estudos de nossos filhos?

Embora a prática do idioma fora do ambiente escolar também ajude o desenvolvimento das crianças, isso não é uma condição e nem terá influência direta sobre o processo de aquisição da língua. A Maple Bear pode ser percebida como uma ilha em inglês, em meio a um ambiente maior em que, normalmente, o português é utilizado. Portanto, a exposição aos dois idiomas, mesmo que em casa, ajudará a criança a construir a percepção de que os idiomas são códigos, e que devem ser utilizados em contextos apropriados.

As crianças são alfabetizadas nas duas línguas? Em qual língua primeiro?

Sim. Na Maple Bear, o contato e compreensão da importância e utilidade da palavra escrita iniciam-se desde muito cedo, principalmente por meio da leitura diária, em sala, de livros infantis. Esse trabalho pavimenta o processo de letramento que inicia-se no Intermediate Kindergarten, último ano do Ensino Infantil e período que antecede o 1o Ano do Ensino Fundamental, em que estão matriculados alunos que completam 5 anos até o dia 31 de março. O processo de letramento ocorre primeiro no idioma nativo, para ser progressivamente realizado também em inglês.

Em que idioma é ministrada cada disciplina?

No ensino infantil, do Early Toddler ao Junior Kindergarten, as atividades e conteúdos são realizados integralmente em inglês, em uma ambiente de completa imersão. A partir do Intermediate Kindergarten, isto é, do ano escolar com crianças que completam 5 anos até 30 de junho, inicia-se o contato com o Português como idioma de ensino. A partir do Ensino Fundamental, metade da carga horária, em disciplinas como Matemática, Ciências e Língua Inglesa, é ministrada em inglês, enquanto a outra metade, em disciplinas como História, Geografia e Português, são ministradas em português.

Meu filho não tem conhecimento de inglês. Ele não vai ficar “perdido” em sala?

Toda metodologia e programa da Maple Bear são desenhados para que o idioma não seja um obstáculo entre as crianças e suas necessidades e desejos mas, ao contrário, seja um caminho que as ajude a conseguirem o que querem. Merece particular destaque o uso de demonstrações, apresentação de objetos e condução das crianças ao longo das atividades, sempre acompanhando de forma visual as solicitações e orientações, de forma que a conexão entre palavras e significados possa ser assimilada imediatamente. Isso permite que, ao longo do tempo, a criança construa seu repertório de vocabulário e estrutura linguística de forma suave e natural.

Como a professora age se meu filho não entender o inglês?

Na Maple Bear, as crianças são incentivadas e motivadas, de forma que o inglês não se torne algo desagradável, conforme exemplos de diversos adultos sujeitos às metodologias tradicionais de ensino. Por isso, os professores oferecem aos alunos, por meio de vários recursos, todo o suporte para que as mensagens sejam de fato compreendidas, evoluindo progressivamente até que os significados sejam assimilados de forma clara. É normal que os alunos eventualmente usem o português na produção oral, ou até mesmo misturem palavras e estruturas dos dois idiomas. Os professores, no entanto, utilizam com elas o inglês de forma consistente, exemplificando sempre a forma correta, de maneira que, ao longo do tempo, os alunos aprimorem o uso do idioma, e o apliquem no contexto apropriado.

As crianças, entre elas, falam inglês ou português?

Ao longo de sua permanência na Maple Bear, as crianças passam a associar o ambiente da escola com o uso do inglês. Por isso, é comum que as crianças utilizem esse idioma mesmo quando em contato umas com as outras e em períodos dedicados a atividades livres. Isso não é, no entanto, uma exigência. Vale destacar que os professores sempre incentivam o uso do inglês em qualquer momento, atividade ou interação.

Querem ver de perto como tudo isso funciona? Olhem esse pequeno video a venham conhecer a escola!

Deixe uma resposta