Experimentos científicos no IK

Aqui na Maple Bear Jaguaré olhamos para o aluno como um sujeito ativo e co-construtor do seu próprio conhecimento, fornecendo-lhe todas as condições para que cresça e compreenda o mundo à sua volta.

Uma das maneiras que temos para fazer isso é iniciarmos o contato deles com experimentos científicos.

A ciência constitui uma forma racional de descobrir o mundo, permite o desenvolvimento da capacidade de procurar e usar evidências, promover competências e atitudes necessárias à investigação e à experimentação, além de poder construir, de forma gradual, uma estrutura de conceitos que vai facilitar o entendimento das suas vivências do dia-a-dia.

No IK fazemos diversos experimentos e nas últimas semanas trabalhamos com experimentos com mistura de cores.

Fizemos um experimento de colocar no papel os diferentes tons que uma cor pode ter, e para isso eles tiveram que ir dosando a quantidade de tinta branca que colocariam para conseguir um tom mais claro que o anterior.

IMG-20170519-WA0005.jpg

Outra atividade de experimentação que foi feita foi a de misturas as cores primárias no papel. As crianças tinham que pintar um círculo com uma das cores, outro círculo com outra cor e no círculo seguinte misturar as duas cores para então descobrir qual cor seria formada.

A atividade fez tanto sucesso que algumas crianças pegaram uma nova folha para fazer pintura, e ficaram impressionadas de conseguir fazer mais cores a partir de apenas três potes de tinta.

IMG-20170519-WA0014.jpg

No final da semana de experimentação concluímos o estudo com um experimento utilizando água com corante, papel toalha e copos descartáveis.

Em cada copo colocamos água com um pouco de corante, nas cores: amarelo, vermelho e azul.

Os primeiro passo do experimento foi com duas cores: enrolamos uma folha de papel toalha e mergulhamos uma extremidade em um dos copos e a outra extremidade no outro copo.

Fizemos sucessivamente para que misturassemos as três cores entre si.

E no segundo passo colocamos os três copos próximos e cortamos um dos lados do papel toalha enrolado para obter três pontas, cada ponta foi colocada em uma cor.

As crianças ficaram maravilhadas de conseguir ver a absorção da água colorida pelo papel e quando as cores começaram a se misturar foi animação total.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como este era um experimento que dependia do tempo de absorção da folha de papel toalha deixamos os experimentos em uma mesa da sala para que eles observassem após um tempo. Todas as crianças iam checar o experimento e ficaram muito entusiasmadas com isso.

No IK morning, enquanto esperávamos a absorção da água, cantamos uma música chamada “Color mixing song”

Segue o link abaixo caso queiram conferir e cantar com as crianças

Barney – Color Mixing Song

 

See you,

Teacher Juliana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s