My Five Senses

Você sabia que os sentidos começam a ser desenvolvidos a partir da vida uterina? Quando a criança nasce, os cinco sentidos do bebê são as primeiras ferramentas que ele usa para entender o ambiente ao seu redor. Tudo o que ele experimenta através desses sentidos, vira um fluxo constante de informações que são armazenadas no cérebro, e à medida que essa criança cresce, essas informações são usadas para construir uma imagem do mundo.

As crianças pequenas estão sempre buscando novas sensações e é por meio da exploração sensorial que elas aprendem e, conforme vão crescendo, aperfeiçoam cada vez mais seus cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Durante cinco semanas, as crianças do Nursery PM aprenderam e exploraram os cinco sentidos por meio de diversas atividades e brincadeiras.

 

Sentido da Visão
As crianças aprenderam que usamos nosso olhos para ver as coisas ao nosso redor, que nossos olhos são compostos por diversas partes e que cada uma é responsável por alguma coisa, como por exemplo que as pupilas nos ajudam a enxergar e os cílios protegem nossos olhos da poeira. Eles também puderam experienciar como uma pessoa cega consegue se locomover e identificar pessoas e objetos, também viram dispositivos que ajudam a proteger os olhos, como óculos e máscaras. Exploraram o ambiente escolar usando binóculos e lupas, e aprenderem que usamos os binóculos para ver coisas que estão longe e a lupa para ver coisas bem pequenas, como por exemplo, insetos.

Sentido da Audição
Durante a semana do sentido da audição, as crianças aprenderam que usamos nossos ouvidos para escutar os diferentes barulhos e vozes ao nosso redor e também para ouvir música. Eles experimentaram diversos instrumentos musicais, como por exemplo, caxixi, pandeiro, chocalhos. Fizeram música com um xilofone feito de copos de vidro e água e também viram que podemos usar o nosso corpo para fazer música.

Aprenderam sobre as pessoas mudas e que elas se comunicam por meio da língua de sinais, as crianças até aprenderam a falar “Hello. How are you? I’m fine” em libras.

Sentido do Olfato
As crianças aprenderam que usamos nosso nariz para sentir diversos cheiros, que nossas narinas capturam o cheiro e envia um sinal para o nosso cérebro que o identifica. como por exemplo, mesmo sem ver, podemos só pelo cheiro perceber que alguém ao nosso redor está comendo laranja. Por meio de diversas atividades, as crianças do Nursery puderam explorar o olfato usando cheiros bons e ruins, pintaram com sucos em pó e com bolhas de sabão com essências, também viram que flores e plantas exalam perfume, como a lavanda, hortelã, alecrim e manjericão.

Sentido do Paladar
A semana do sentido do paladar foi bem legal, pois as crianças puderam explorar os diversos gostos que nossa língua consegue identificar, experimentando alimentos doces, salgados, azedos, amargos e um pouco apimentado. As crianças aprenderam que nossa língua tem papilas gustativas e que elas são responsáveis por identificar o gosto dos alimentos. Também fizemos uma deliciosa salada de frutas.

Sentido do Tato
As crianças aprenderam por meio de diversas atividades que através do tato conseguimos sentir diferentes texturas, como por exemplo: lisa, áspera, ondulada, macia, dura, grudenta. Também aprenderam que podemos com a nossa pele sentir o calor e o frio, e quando alguma coisa está molhada. Fizemos uma geleca bem grudenta e foi bem divertido.

See you soon,
Teacher Catharine

2 pensamentos

  1. A cada dia tenho mais e mais certeza que fizemos a escolha certa da Escola do nosso pequeno, pois conseguimos ver o quanto ele aprende e se desenvolve com o rico ensinamento que lhes é passado.

Deixe uma resposta