É importante que as nossas crianças aprendam!

Vivemos um mundo tecnológico, onde grande parte da nossa rotina é tomada por aparelhos e a interação com o mundo, informações e até com amigos e familiares se dá por meio de uma tela.

Não sejamos retrógrados ou saudosistas a ponto de dizer que a vida era melhor quando não havia telefone celular ou internet, mas como toda a mudança, devemos nos adaptar ao convívio intenso com essas tecnologias e ajudar nossas crianças a fazer o mesmo.
Aqui na escola privilegiamos a convivência pessoal onde todos do grupo aprendem uns com os outros no olho no olho e, muitas vezes de mãos dadas. Mas é importante que as crianças saibam que podem aprender, e muito, usando o computador. Sempre monitorados e com instruções claras ele acessam informações novas ou revêm conceitos que já conhecem em filmes, fotos, textos ou jogos que são apresentados na tela. Assim ampliam seus repertórios e aprendem ainda mais sobre esse mundão.
DSCN1243
Essa história triste, que vem sido divulgada pela mídia, sobre “Jogo da Baleia Azul” vem com um alerta muito importante. Assim como na vida real é primordial que os adultos selecionem e supervisionem as relações que as crianças estabelecem com adultos ou pares também na internet. Não deixe seu filho sozinho com o tablet na mão, esteja sempre por perto ouvindo e vendo tudo e modelando o raciocínio critico com perguntas como, isso pode acontecer em casa ou na escola, você acha que a maneira que esse personagem se comunica é adequada? Como ele poderia ter resolvido esse problema de maneira pacifica?
Com cuidado e atenção juntamos o melhor dos dois mundos: o calor e carinho das interações de outrora com as facilidades e velocidades dos dias de hoje, e quem ganha com isso? A família toda!
DSCN1208
DSCN1215
Maria João (Bo)

Nenhum pensamento

Deixe uma resposta