A música faz parte da vida das nossas crianças de diversas formas. Está presente nos desenhos animados, nos programas infantis e até em livrinhos de histórias específicos para os pequenos. Dentro da escola, ela é usada para transmitir conhecimentos, reforçar a aprendizagem, como uma forma de criar e ensinar regras e para mantê-los focados quando estamos mudando de atividades ou andando pela escola. Mas, a exploração da música como campo de conhecimento também pode acontecer desde cedo como uma forma de despertar a percepção dos diferentes sons do mundo, além de dar incentivo para a criatividade dos pequenos.
Aqui na Maple Bear Jaguaré temos aulas de musicalização e no Full Time da tarde também temos atividades específicas para trabalhar música onde ela é o foco de exploração. Para ensinar sobre tempo musical, uma série de atividades foram feitas priorizando a diferença entre rápido e devagar. Em uma delas em especial, por ter sido minha favorita, nossos alunos foram divididos em três grupos com sua cartolina própria. Eles deveriam ouvir três músicas que variavam entre rápida, mediana e devagar e desenhar na velocidade da música. Quando a música terminava, eles deveriam trocar de papel e desenhar nesta nova folha. As três musicas escolhidas foram muito interessantes por colocarem eles em contato com música clássica feita por instrumentos que ainda não exploraram: o piano, representado por duas obras de Chopin, e a flauta transversal, representada por Villa-Lobos. Os desenhos ficaram incríveis!
Também tivemos uma atividade muito legal de exploração de instrumentos musicais. Criamos três estações com diferentes tipos de chocalhos: ovinhos, caxixis e maracas. Pedimos aos alunos que escolhessem qual estação queriam ir primeiro e, então, eles ficaram livres para descobrir como aquele instrumento era, do que ele era feito, o som que tinha e com qual movimento era possível produzir aquele som. A cada cinco minutos eles trocavam de instrumento, assim todos puderam explorar os três chocalhos escolhidos. Ao final, cada um segurando seu instrumento favorito dentre os que experimentaram, sentamos em roda para mostrarmos uns aos outros o que tínhamos descoberto sobre o instrumento. Depois, eu mostrei para os três instrumentos qual era a forma correta de tocar. Para minha surpresa, grande parte dos alunos já tinha descoberto a forma correta e minha demonstração quase nem se fez necessária! Cantamos e tocamos algumas músicas que conhecemos da escola, onde eles escolhiam qual música era a próxima!
Através da exploração de instrumentos, da percepção dos sons do ambiente em que estamos e da conceituação musical (por exemplo, sobre o tempo), nossas crianças brincam e aprendem mais sobre o universo musical.