Os pequenos já resolvem problemas

Diversas situações-problemas aparecem cotidianamente na vida de nossas crianças, seja dentro da instituição escolar ou fora dela. As crianças na educação infantil não conhecem bem os algarismos e não sabem fazer muitas contas, mas são expostas a muitas situações na qual – se estimuladas – são capazes de responder efetivamente a questões envolvendo números.

A criança pode se deparar com problemas que, para o mundo adulto é de fácil resolução, mas que para elas podem ser desafiadoras e estimulantes. Cabe ao adulto (professor ou não) dar ambiência e favorecer um clima estimulante para a criança lançar hipóteses e diferentes soluções ao problema.

“Ganhei uma caixa de chocolates e gostaria de dividir com meus primos. Como faço para separar igualmente sem deixar que alguém fique com uma quantia injusta?”, ou “Como faço para distribuir igualmente as peças desse jogo? E se sobrar peça?”, são perguntas que surgem em determinados contextos sociais da criança: em casa, no mercado, no parquinho, escola, etc, e que vão dando noções de soma, subtração e sobra, estimulando o raciocínio divergente, indutivo e lógico.

No Intermediate Kintergarten as crianças são expostas a diversas situações-problemas, intencionais ou não, como resolução de conflitos existente entre eles – e solucionados por eles com o intermédio do professor -que acontecem de forma espontânea, ou atividades preparadas pela professora para dar aos pequenos condições de construir coletivamente uma solução frente ao problema posto.

Quer saber mais?

> Resolução de Problemas, Katia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido, 96 págs., Ed. Artmed

Alguns registros para vocês:

 

See you soon,
Teacher André 

 

 

 

 

Publicado em IK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s