IK – Um pouco do que aprendemos com a leitura de Elmer, o elefante xadrez

Durante os meses de fevereiro e março as turmas do IK tiveram a oportunidade de explorar a obra – Elmer, o elefante xadrez, de David Mckee, editora WMF Martins Fontes.

O livro é o primeiro de uma série de títulos que compõem o eixo Projeto Literário do programa de Língua Portuguesa.

No começo do projeto as crianças confeccionaram suas próprias mascotes e diários que acompanharam todos os alunos e famílias que fizeram registros memoráveis para serem compartilhados com a turma.

IMG_4031

Além de ampliar o repertório de livros, autores e vocabulário e de trazer a tona reflexões e discussões sobre como somos diferentes uns dos outros, o projeto tem por objetivo a realização de diversas atividades que promovem o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Os alunos participam de rodas de leitura e usam seus “dedinhos leitores” para acompanhar o  texto, percebendo e praticando assim as características do ato de ler, ou seja, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Este exercício também promove exposição às convenções da escrita, dentre elas as 26 letras do nosso alfabeto, suas combinações para a formação das palavras, os parágrafos, espaçamentos entre as palavras, sinais de pontuação e acentos.

O programa também prevê atividades com letras móveis para a formação de palavras estáveis, neste caso palavras que se repetem com frequência na história e que servem de base para a consulta dos alunos quando se arriscam a ler e escrever quaisquer outras palavras que possam ter tais características.

IMG_3312

Os alunos também encontram oportunidades de escrita, arriscando-se na representação de palavras como as cores do Elmer ou dos animais que vivem com ele na floresta.

Segundo pesquisas realizadas por Emilia Ferreiro, estudiosa dos processos de aquisição da escrita, a criança aprende a ler e a escrever quando desafiada a confrontar seus saberes sobre estes sistemas com outras possibilidades convencionais (ou não). Neste sentido, a leitura do livro do Elmer, seguramente significou muitas conquistas para nossos pequenos leitores e escribas.

Para marcar o término deste projeto encantador, no último dia 05, os alunos do IK planejaram o Dia do Elmer. As crianças fizeram cartazes com frases que demonstraram todo o carinho que as turmas têm para com o próprio Elmer e sua mensagem de respeito e valorização das diferenças. Dentre as muitas sugestões dos alunos para a festa, estavam brincadeiras como “Corre Cutia” com o Elmer, “Acerte o rabo do Elmer”, pintura de rosto e cabelo, preparo de gelatina colorida, desfile com roupas coloridas e a contação de outras aventuras deste simpático elefante colorido.

IMG_4159 2

Foi um dia pra lá de divertido. Viva o Elmer!!!

See you soon,

Cibele Thomaz de Toledo

Publicado em IK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s