Conhecendo a Orquestra Sinfônica

A música pode ser sempre uma experiência que abre os horizontes. E acreditar nisto é um dos objetivos da aula de música. Durante os últimos meses, o Year 1 teve a oportunidade de conhecer por dentro como funciona um grupo musical muito importante na música clássica: a orquestra!

Primeiramente, as famílias dos instrumentos foram apresentadas: cordas, madeiras, metais e percussão. Depois analisamos quais instrumentos fazem parte de cada família e porque cada família possui nomes diferentes. Uma das questões levantadas pelos alunos (bastante comum, aliás) foi “porque a flauta é das madeiras se ela é feita de metal?”, entre outras.

Utilizamos esses instrumentos em brincadeiras e jogos da memória, utilizando o nome dos instrumentos em português e em inglês. Escolhi uma das atividades para retratar aqui. Quando estudamos em sala sobre a figura do maestro, aquele que dirige o grupo e a execução musical, trouxe para a sala uma batuta, objeto semelhante à uma varinha que é usada para conduzir a orquestra. Entendemos como é importante os gestos do maestro no momento da música, como ele pode mudar muitas coisas apenas com os movimentos. Após isso, cada aluno veio à frente e “brincou” de maestro, conduzindo os colegas com a batuta.

Todos os alunos se divertiram muito e sentiram um pouco como é ser um líder de um grupo musical! Em breve, eles poderão assistir a um concerto e ver ao vivo como funciona aquilo que eles aprenderam em sala. Tenho certeza que será uma experiência inesquecível!

Deixe uma resposta