It’s Math time all the time

Aqui no Nursery AM, toda hora é hora de experienciar a matemática e praticar as mais proveitosas maneiras de utilizar dos pensamentos matemáticos para interagir com o mundo!

Começamos nossa roda com uma contagem regressiva para que todos se organizem em tempo conhecido para sentarem no chão – praticamos a recita 10-0. Essa sequência regressiva memorizada é norteadora para qualquer situação de ordenação numérica que uma pessoa precisa lidar.

Ainda na roda, em um momento de saudar os colegas presentes e realizar o trabalho de reconhecimento de escrita do nome com as nametags, diariamente as tarjetas são dispostas em dois grupos. O critério de agrupamento muda: meninos X meninas, quem está aqui X quem não está, cabelo curto X cabelo comprido, com casaco X sem casaco. E para os pequenos descobrirem “the secret of the nametags” é sempre uma diversão. Nós testamos as hipóteses juntos e apuramos nosso olhar sobre critérios de agrupamentos, praticando a observação e a análise de dados. Veja o exemplo do vídeo abaixo:

Em nosso calendário, além de praticarmos a recita numérica até 31, nos familiarizamos com numerais compostos, também trabalhamos a sequência e os padrões. Organizamos os números decorados de maneira a organizarem sequências como ABAB ou AABB. O ajudante do dia é responsável por “adivinhar” a sequência correta do dia. Assim, começam a ter noções dos padrões que se repetem no quadro numérico como contar de 2 em 2, 3 em 3, etc. Isso será de grande valia posteriormente para que façam cálculos mentais.

image1

Até mesmo no momento em que nos organizamos para ir ao banheiro e lavar as mãos, enquanto esperamos a vez de cada um, fazemos diversos joguinhos de raciocínio lógico como brincar com cartões de subitizing – 0 a 10 pontos em um cartão que são mostrados por 4 segundos para que a criança consiga dizer quantos viu. Estes pontos são dispostos de maneira agrupada, ajudando a criança começar a entender as possíveis quebras de um número (5 = 3+2 ou 1+4), bem como apurar o cálculo mental na soma. Ex: cartão de 7 pontos, agrupados em 5 azuis e 2 vermelhos. Ao invés da criança contar de 1 a 7, ela já identifica que aquele agrupamento azul é de 5 e somente conta os pontos vermelhos 6,7.

image1 (1)

Momentos como estes acontecem todo dia, de maneiras diferentes. Voltamos depois com mais exemplos para vocês!

Cecilia Azeredo

Deixe uma resposta