It’s Math time all the time

Aqui no Nursery AM, toda hora é hora de experienciar a matemática e praticar as mais proveitosas maneiras de utilizar dos pensamentos matemáticos para interagir com o mundo!

Começamos nossa roda com uma contagem regressiva para que todos se organizem em tempo conhecido para sentarem no chão – praticamos a recita 10-0. Essa sequência regressiva memorizada é norteadora para qualquer situação de ordenação numérica que uma pessoa precisa lidar.

Ainda na roda, em um momento de saudar os colegas presentes e realizar o trabalho de reconhecimento de escrita do nome com as nametags, diariamente as tarjetas são dispostas em dois grupos. O critério de agrupamento muda: meninos X meninas, quem está aqui X quem não está, cabelo curto X cabelo comprido, com casaco X sem casaco. E para os pequenos descobrirem “the secret of the nametags” é sempre uma diversão. Nós testamos as hipóteses juntos e apuramos nosso olhar sobre critérios de agrupamentos, praticando a observação e a análise de dados. Veja o exemplo do vídeo abaixo:

Em nosso calendário, além de praticarmos a recita numérica até 31, nos familiarizamos com numerais compostos, também trabalhamos a sequência e os padrões. Organizamos os números decorados de maneira a organizarem sequências como ABAB ou AABB. O ajudante do dia é responsável por “adivinhar” a sequência correta do dia. Assim, começam a ter noções dos padrões que se repetem no quadro numérico como contar de 2 em 2, 3 em 3, etc. Isso será de grande valia posteriormente para que façam cálculos mentais.

image1

Até mesmo no momento em que nos organizamos para ir ao banheiro e lavar as mãos, enquanto esperamos a vez de cada um, fazemos diversos joguinhos de raciocínio lógico como brincar com cartões de subitizing – 0 a 10 pontos em um cartão que são mostrados por 4 segundos para que a criança consiga dizer quantos viu. Estes pontos são dispostos de maneira agrupada, ajudando a criança começar a entender as possíveis quebras de um número (5 = 3+2 ou 1+4), bem como apurar o cálculo mental na soma. Ex: cartão de 7 pontos, agrupados em 5 azuis e 2 vermelhos. Ao invés da criança contar de 1 a 7, ela já identifica que aquele agrupamento azul é de 5 e somente conta os pontos vermelhos 6,7.

image1 (1)

Momentos como estes acontecem todo dia, de maneiras diferentes. Voltamos depois com mais exemplos para vocês!

Cecilia Azeredo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s