ESCOLA COMO A NOSSA

Hoje eu tive um dos momentos mais emocionantes da minha vida enquanto mãe e professora. Vou tentar contar aqui um pouquinho do que experienciei.

Nossa turma do Y1 trabalhou o livro “Escolas como a sua – um passeio pelas escolas ao redor do mundo” (Smith, Penny/ Shalev, Zahavit) e aprenderam sobre as semalhanças e diferenças de diversas escolas pelos cinco continentes. Este projeto literário teve como finalização a proposta de doação de material escolar para uma escola carente.

Após coletarmos as colaborações de nossas famílias – e até amigos de nossas famílias que se mobilizaram, recebemos de nossa Diretora de Ensino a indicacão de uma escola aqui pertinho que realiza um trabalho muito bacana e se beneficiaria  muito se recebesse esses materiais: EE Henrique Dummont Villares.

Quando chegamos, fomos recepcionados pelas Diretora e Coordenadora destes 720 alunos, que nos levaram para um tour pelas dependências da escola. O primeiro lugar que entramos foi a biblioteca: “Nossa, uma sala só de livros!!!!”, diziam nossas crianças. E quando olhamos as prateleiras muitos livros que conhecíamos estavam lá!


Depois, passamos pelo refeitório e descobrimos que todas os alunos almoçam ou jantam nessa escola. Conhecemos a cozinheira e nos deliciamos a ouvir o cardápio semanal da escola: “Eu quero vir aqui na quarta-feira”, disse um aluno nosso!


Conhecemos a sala de informática, a cantina – quanta novidade! Ouvimos sobre a Semana Literária que estava acontecendo, aprendemos a história do nosso bairro Jaguré, que teve muita influência do homem cujo nome a  escola leva, e soubemos que em breve eles produzirão um jornalzinho.


E foi chegado então o momento de conhecer as crianças que receberiam nossas tão carinhosamente preparadas caixas de materiais. A turma escolhida era de crianças que necessitavam, de alguma maneira, de apoio  e cuidado no processo de aprendizagem. Eles aguardavam ansiosos e nos recepcionaram com lindos sorrisos nos rostos.


Nós, que queríamos saber mais sobre eles, levamos perguntas como: Qual sua matéria favorita? Qual atividade vocês fazem sempre? Sua provas são difíceis? Às quais eles reponderam entretidos. Depois, a professora disse que eles também haviam preparado algo, uma música, que cantam diariamente, cuja letra estava escrita na lousa.

Neste momento, nossas crianças que estavam de costas para esta lousa, se viraram sem saber se se afastavam ou abaixavam. E foi daí que a Ana Paula, sentada na primeira fila, convidou a Teresa para se sentar-se ao seu lado, em sua cadeira. Nisso, propusemos para que convidassem alguém para dividir o assento e em menos de um minuto estavam todos sentados dividindo suas cadeiras com um novo amigo. E juntos, cantaram esta música tão significativa para eles! E agora, para nós. Ganhamos um livro com o qual eles estavam trabalhando naquele momento, e saímos aplaudidos da sala de aula.


Quando pensávamos que já havíamos aproveitado tudo desta visita, fomos informados de que as crianças do primeiro ano, todas as 170, nos aguardavam na quadra da escola! Quando chegamos, eles estavam terminando de ensaiar para a festa junina que, Que coincidência!, será no mesmo dia da nossa.

Fomos então convidados pelo professor de Educação Física que liderava o ensaio, a dançar um Cacuriá (dança típica junina do Maranhão). Fizemos uma grande roda e juntos cantamos e dançamos num momento precioso!


Finalmente, agradecemos a oportunidade e fizemos o convite aos nossos novos amigos para virem conhecer nossa escola quando quiserem!

Depois disso… …bom, depois disso tenho certeza que cada um dos nossos 13 alunos ganhou um repertório precioso sobre diferenças e semelhanças. E que isso com certeza influenciará em diversos momentos da vida deles. E ainda: continuamos a espalhar nossas sementes para o jardim de um mundo melhor.

Ah! Vale contar que nosso parceiro de transporte, o Sr. Wilson, quando contactado sobre o passeio disse que: “Se esta será uma doação, este transporte será a minha colaboração neste ato!” E assim vamos semeando nossas sementes!!!!

 

 

3 pensamentos

  1. Momento de muita expressão para todos os alunos, onde todos aprenderam a doar a receber e a se colocar no lugar do outro.. Linda iniciaitva.

Deixe uma resposta