“João amava Teresa, que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.” (trecho de Quadrilha, Carlos Drummond de Andrade)
O tempo passou e é com prazer que anunciamos o casamento de Lili e J. Pinto Fernandes – que até agora não tinha entrado na história. No sábado 11 de Junho é dia de matrimônio no vilarejo da Meipô Bé Jaguaré.
Por isso, as crianças da escola souberam da história de Quadrilha e foram convidados a organizar um casamento inesquecível!
O casamento será realizado pelos alunos do Y1. Nas aulas de Português interpretaram o poema e transcreveram em forma de narrativa para apresentarem a todos no dia da festa. Todos tiveram a chance de escolher seu papel e quantidade de falas, e em grupo construíram o roteiro. Além disso, organizarão a barraca de brincadeira “Aliança da Noiva”(argolas) e um carinhoso Correio Elegante durante o evento.
Os pequeninos Toddlers ficaram responsáveis por decorações pela escola e balões que carregarão os votos dos convidados. E assim organizarão a brincadeira “Rabiola do Balão”(Rabo do burro). Irão juntos cantar para o balão que vai subindo e pular as pequenas fogueiras confeccionadas de material reciclado.
As turmas de Nursery ficarão responsáveis pela parte musical e farão uma deliciosa exploração dos instrumentos como sanfona, triangulo, zabumba, viola. Confeccionarão instrumentos e cantarão uma versão da Loja do Mestre André apresentando suas produções. A brincadeira que irão organizar é a “Toma Zabumba”(Tomba latas).
Onde tem música tem dança e os meninos e meninas do IK se juntam em pares para liderarem uma releitura das quadrilhas que eram originárias das danças rurais francesas há muito tempo. Visitaram a França, conheceram uma pouco mais de nossa história e entenderam a brincadeira da quadrilha = caminho da roça. Assim, interpretaram o texto da brincadeira e reinventaram as falas para a atualidade – ao invés de “a ponte quebrou” acabaremos ouvindo “olha o trânsito!!”. A brincadeira de circuito que irão realizar, “Caminho da Roça”, será um enorme desafio a todos!!!
E não podia faltar a comilança da festança! Os alunos do JK fizeram uma saborosa pesquisa sobre as comidas típicas de festa junina. Exploraram o milho e terão deliciosos momentos de cooking class com convidados especiais! Além de prepararem a brincadeira “Boca do Caipira”, irão apresentar a brincadeira de roda “De abóbora faz melão”.
Além disso, diversas mobilizações coletivas para as confecções de bandeirolas, o comitê de mães (que enriqueceu demais todo este processo), e mais um cado de coisa que oceis vão ficá sabendo!!!! É só ficar de olho por aqui!!!!!
Inté!!