ARRAIÁ DA MEIPÔ BÉ JAGUARÉ

“João amava Teresa, que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.” (trecho de Quadrilha, Carlos Drummond de Andrade)

 

O tempo passou e é com prazer que anunciamos o casamento de Lili e J. Pinto Fernandes – que até agora não tinha entrado na história. No sábado 11 de Junho é dia de matrimônio no vilarejo da Meipô Bé Jaguaré.

Por isso, as crianças da escola souberam da história de Quadrilha e foram convidados a organizar um casamento inesquecível!


 O casamento será realizado pelos alunos do Y1. Nas aulas de Português interpretaram o poema e transcreveram em forma de narrativa para apresentarem a todos no dia da festa. Todos tiveram a chance de escolher seu papel e quantidade de falas, e em grupo construíram o roteiro. Além disso, organizarão a barraca de brincadeira “Aliança  da Noiva”(argolas) e um carinhoso Correio Elegante durante o evento.

Os pequeninos Toddlers ficaram responsáveis por decorações pela escola e balões que carregarão os votos dos convidados. E assim organizarão a brincadeira “Rabiola do Balão”(Rabo do burro). Irão juntos cantar para o balão que vai subindo e pular as pequenas fogueiras confeccionadas de material reciclado.

 

As turmas de Nursery ficarão responsáveis pela parte musical e farão uma deliciosa exploração dos instrumentos como sanfona, triangulo, zabumba, viola. Confeccionarão instrumentos e cantarão uma versão da Loja do Mestre André apresentando suas produções. A brincadeira que irão organizar é a “Toma Zabumba”(Tomba latas).

 

Onde tem música tem dança e os meninos e meninas do IK se juntam em pares para liderarem uma releitura das quadrilhas que eram originárias das danças rurais francesas há muito tempo.  Visitaram a França, conheceram uma pouco mais de nossa história e entenderam a brincadeira da quadrilha = caminho da roça. Assim, interpretaram o texto da brincadeira e reinventaram as falas para a atualidade – ao invés de “a ponte quebrou” acabaremos ouvindo “olha o trânsito!!”.  A brincadeira de circuito que irão realizar, “Caminho da Roça”, será um enorme desafio a todos!!!

 

E não podia faltar a comilança da festança! Os alunos do JK fizeram uma saborosa pesquisa sobre as comidas típicas de festa junina. Exploraram o milho e terão deliciosos momentos de cooking class com convidados especiais! Além de prepararem a brincadeira “Boca do Caipira”, irão apresentar a brincadeira de roda “De abóbora faz melão”. 


Além disso, diversas mobilizações coletivas para as confecções de bandeirolas, o comitê de mães (que enriqueceu demais todo este processo), e mais um cado de coisa que oceis vão ficá sabendo!!!! É só ficar de olho por aqui!!!!!
 

Inté!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s