O projeto do Full Time 2016 foi inspirado no documentário “Território do Brincar”, dos documentaristas Renata Meirelles e David Reeks que entre abril de 2012 e dezembro de 2013, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil, visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Eles registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.
O principal motivo de estarmos desenvolvendo esse projeto é porque o “Território do Brincar” envolve a escuta, o intercâmbio de saberes, o registro e a difusão da cultura infantil. Além de poder tornar a criança a dona do conteúdo.
Pretendemos, a partir do projeto, abordar jogos, brinquedos e brincadeiras. Primeiramente as que são passadas de geração em geração, depois as de cada região do Brasil e por último, vamos pesquisar em nível mundial. Gostaríamos de aproximar família e escola, além de trabalhar a questão da dramatização de histórias com as crianças.
Objetivos:
- Ampliar o repertório e o olhar sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras.
- Conhecer um pouco da cultura do brincar nas diferentes regiões do Brasil e do mundo.
- Aprender sobre diversidade cultural.
- Produzir jogos e brinquedos com materiais diversificados.
- Compreender a importância de brincar com diferentes colegas.
- Integrar as diferentes idades que compõem o grupo do Full Time.
- Interagir com diferentes recursos para complementar a pesquisa (audiovisuais, arte, internet, livros, revistas, etc.).
- Socializar com as famílias e os integrantes do Full Time, aproximando família e escola.
Saiba mais…