Território do Brincar – Jogos, brinquedos e brincadeiras

O projeto do Full Time 2016 foi inspirado no documentário “Território do Brincar”, dos documentaristas Renata Meirelles e David Reeks que entre abril de 2012 e dezembro de 2013, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil, visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Eles registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.

O principal motivo de estarmos desenvolvendo esse projeto é porque o “Território do Brincar” envolve a escuta, o intercâmbio de saberes, o registro e a difusão da cultura infantil. Além de poder tornar a criança a dona do conteúdo.

Pretendemos, a partir do projeto, abordar jogos, brinquedos e brincadeiras. Primeiramente as que são passadas de geração em geração, depois as de cada região do Brasil e por último, vamos pesquisar em nível mundial. Gostaríamos de aproximar família e escola, além de trabalhar a questão da dramatização de histórias com as crianças.

Objetivos:

  • Ampliar o repertório e o olhar sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras.
  • Conhecer um pouco da cultura do brincar nas diferentes regiões do Brasil e do mundo.
  • Aprender sobre diversidade cultural.
  • Produzir jogos e brinquedos com materiais diversificados.
  • Compreender a importância de brincar com diferentes colegas.
  • Integrar as diferentes idades que compõem o grupo do Full Time.
  • Interagir com diferentes recursos para complementar a pesquisa (audiovisuais, arte, internet, livros, revistas, etc.).
  • Socializar com as famílias e os integrantes do Full Time, aproximando família e escola.

 

Saiba mais…

Deixe uma resposta