Aqui na escola, quando planejamos as atividades que realizaremos com as crianças, temos sempre em mente uma lista de objetivos a trabalhar de acordo com as diversas áreas do conhecimento naquela faixa etária. Mas existem outros objetivos que permeiam toda a nossa rotina, que não podemos classificar como Linguagem ou Matemática. Trata-se do trabalho que realizamos em busca da formação completa do indivíduo.
Por isso, constam em nossa tabela de atividades diárias o tempo para organização e limpeza de materiais realizados pelos próprios alunos do Nursery, o momento de colocar os sapatos e beber água após o parque dos Toddlers, a posição de ajudante enquanto organizador de materiais na prateleira do JK, e o sistema de controle independente da ida ao banheiro no Ik, por exemplo.
Esse desenvolvimento da autonomia de acordo com as capacidades das crianças cria a confiança para resolução de problemas. Além disso, as aproximam ao espaço e material que utilizam, o que propicia uma melhor utilização e aproveitamento de ambos. Tudo isso, aliado a capacidade de análise e de fazer boas escolhas, são alguns dos pontos que procuramos sempre desenvolver em cada minuto que passamos com eles na escola.
Para que plantemos esta semente oficialmente dentro da escola e consigamos fazer ela germinar para fora de nossos muros, demos início às nossas “Assemblies” – quinzenalmente nos encontramos em agrupamentos de sala (Toddler+Nursery, JK+IK), honramos nosso papel de cidadão brasileiro cantando o hino nacional, e falamos sobre nossa escola de maneira organizada porém divertida.
A assembléia é um momento formal de conscientização e desenvolvimento do aluno enquanto cidadão. Por hora, com direitos e deveres dentro da escola. Posteriormente, na vida.