Parlendas

As cantigas infantis são textos curtos que fazem parte do universo cultural da infância. Além disso, as cantigas, também são conhecidas como Parlendas, e fazem parte do folclore brasileiro, tendo sua origem no universo popular oral do Brasil, passando de geração a geração.
Por serem textos curtos e de fácil memorização, ocupam um espaço especial de exploração no universo infantil, e também no desenvolvimento da leitura e escrita.
O trabalho com parlenda no processo de desenvolvimento do Sistema de Escrita Alfabética é muito importante, pois trabalham com reflexão da língua, oralidade, devido às rimas e trava-línguas. Muitos teóricos dizem que utilizar parlenda no processo de aquisição da leitura e escrita, propicia o desenvolvimento da leitura de forma mais rápida, pois as crianças lêem as cantigas antes mesmo de consolidarem a leitura. Essa fala se dá por conta das crianças conseguirem memorizar de forma rápida e com isso refletirem a respeito da escrita, ouvindo o que se fala e conferindo como se escreve.
No Ik, temos uma unidade dedicada a Parlendas, e a turma aprecia muito todas as atividades trabalhadas nesta unidade. Tanto na realização da brincadeira lúdica quanto nas atividades de reflexão da língua por meio das parlendas.

Publicado em IK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s