As cantigas infantis são textos curtos que fazem parte do universo cultural da infância. Além disso, as cantigas, também são conhecidas como Parlendas, e fazem parte do folclore brasileiro, tendo sua origem no universo popular oral do Brasil, passando de geração a geração.
Por serem textos curtos e de fácil memorização, ocupam um espaço especial de exploração no universo infantil, e também no desenvolvimento da leitura e escrita.
O trabalho com parlenda no processo de desenvolvimento do Sistema de Escrita Alfabética é muito importante, pois trabalham com reflexão da língua, oralidade, devido às rimas e trava-línguas. Muitos teóricos dizem que utilizar parlenda no processo de aquisição da leitura e escrita, propicia o desenvolvimento da leitura de forma mais rápida, pois as crianças lêem as cantigas antes mesmo de consolidarem a leitura. Essa fala se dá por conta das crianças conseguirem memorizar de forma rápida e com isso refletirem a respeito da escrita, ouvindo o que se fala e conferindo como se escreve.
No Ik, temos uma unidade dedicada a Parlendas, e a turma aprecia muito todas as atividades trabalhadas nesta unidade. Tanto na realização da brincadeira lúdica quanto nas atividades de reflexão da língua por meio das parlendas.