Em nossa escola temos uma pitangueira. A partir de setembro ela fica carregada de pitangas de todas as cores! Do verde ao laranja, do laranja ao vermelho, do vermelho ao rubro, quase preto – estas mais maduras e docinhas.
Com elas já fizemos sucos. Na hora do parque, a brincadeira favorita das crianças é a colheita das frutinhas. “I want pitanga, teacher”, é a frase primeira nesta hora.
Conversamos sobre o cuidado que devemos ter com a árvore neste atividade e guardamos as sementes para serem plantadas em nosso jardim. Já temos 3 novas mudas, vejam só!
Descobrimos que a pintangueira tem origem brasileira, nativa da Mata Atlântica. Em inglês a fruta é conhecida como “brazilian cherry”,” surinam cherry” ou simplesmente “pitanga”.
Como estávamos falando sobre intervenções urbanas e apropriação do espaço coletivo em nosso projeto de artes com a turma do Full Time, com destaque para a decoração dos postes, surgiu a ideia de extender este trabalho para a nossa querida pitangueira – por que não?
Cortamos os tecidos, colamos e pintamos. Todos juntos, um ajudando o outro. E a nossa pitangueira ficou ainda mais bonita!
Gostamos tanto do resultado que fizemos o mesmo com o banco de areia e com a árvore que ladeia nossa sala de aula!
O próximo passo serão os dois postes ao redor da nossa escola. Acompanhem!
Que escola maravilhosa. Parabéns Cecília pelo trabalho maravilhoso