Neste semestre iniciam-se os nossos projetos de artes e este ano a turma do Full Time também fará o seu!
Partindo da perspectiva dos Estudos Culturais, compreendendo que a cultura é produto e formadora de identidade e que todas devem ser valorizadas, começamos a explorar a arte de rua e as diversas propostas de intervenção do espaço público urbano, como o grafite, a customização de postes, as estátuas humanas, o Hip Hop e o Parkour.
Iniciamos o projeto falando sobre o grafite. Pesquisamos sobre seu surgimento e descobrimos que sua história data do Império Romano, com a técnica do grafitto.
Entretanto, o grifite como conhecemos hoje surgiu entre as décadas de 1960 e 1970, com os movimentos da contracultura na França e, mais fortemente, a partir das gravuras de Basquiat, em Nova York.
Dentre tantas opções, escolhemos trabalhar com os grafites do casal Chivitz e Minhau, que podem ser encontrados em vários pontos da cidade. Com personagens alegres e coloridos, sua arte é marcante e cativou nossas crianças.
Exploramos os diversos materiais usados pelos grafiteiros, seus traços e locais possíveis para a reprodução desta arte.
Deixando fluir nossa expressividade, fizemos um esboço do nosso próprio grafite, nos apropriando ainda mais desta arte em um espaço que é todo nosso!
E o projeto de artes do Full Time está só começando. Acompanhem!