O projeto Roots of Empathy iniciou-se no Canadá, em 1996, idealizado pela educadora e escritora Mary Gordon, com o propósito de aumentar a empatia entre as crianças e elevar suas competências sociais e emocionais. O programa realiza visitas guiadas de bebês e seus pais e mães às salas de aula para que, através da interação proporcionada e de observações sobre este relacionamento e das necessidades do bebê, as crianças aprendem a identificar e refletir sobre seus próprios pensamentos e sentimentos e os dos outros ao seu redor. A experiência têm se difundido para outros países e apresentado efeitos significativos em termos do aumento do comportamento social positivo e da diminuição da agressividade.
Neste semestre, iniciamos este projeto com a turma do Full Time, recebendo a visita deliciosa do Davi, de 9 meses de idade, filho da Luciana, nossa parceira de trabalho!
Logo pela manhã, ajudamos nossas crianças a dar banho nas bonecas, secá-las e trocá-las com todo o cuidado, com o objetivo de prepará-las para auxiliar o Davi nesta tarefa. A Luciana já havia avisado que ele viria de pijama e que todos poderiam ajudá-lo a se trocar em sala de aula.
Percebemos que o Davi fica irritado se permanece por muito tempo deitado e que tínhamos de ser rápidos na troca de roupa para que ele não passasse frio. Como sua pele é delicada, foi preciso muito carinho e atenção da parte de todos para não machucá-lo.
Conversamos sobre as coisas de que ele gosta e também das que o desagradam. Aprendemos sobre sua alimentação e descanso. Fizemos anotações e também brincamos bastante! Impossível resistir a este sorriso contagiante…
Depois desta primeira experiência, encerramos a manhã ouvindo uma história que tratava do respeito, da compreensão e do cuidado com o próximo.
Temos certeza de que as raízes desta semente plantada irão se fortalecer, e que os frutos que virão serão excelentes!